Ex-Globo, Erick Bretas é o novo CEO do Estadão

Francisco de Mesquita Neto deixa cargo de diretor-presidente do Grupo para ser presidente do Conselho

Erick Bretas foi o escolhido para ocupar a cadeira de CEO do Estadão. Com isso, Francisco de Mesquita Neto deixa o cargo de diretor-presidente do Grupo Estado e será o novo presidente do Conselho de Administração, que será formado por Roberto Crissiuma Mesquita, Manoel Lemos, Marcelo Pereira Malta de Araújo, Marco Bologna e Tito Enrique da Silva Neto.

A contratação de Bretas vai ao encontro, sobretudo, dos planos do Estadão de aceleração dos projetos de transformação digital. Segundo a empresa, a prioridade dada ao investimento de suas plataformas digitais resultou em 'enormes avanços na atração de audiência qualificada'.

Erick Bretas tem mais de 27 anos de experiência tanto na criação e produção de conteúdo quanto na gestão de negócios digitais. Antes de se juntar ao Estadão, Bretas era diretor de produtos digitais e canais pagos da Globo, cargo que ocupou até fevereiro deste ano, quando deixou a Globo.

Por 16 anos, dedicou-se ao jornalismo, chegando a ocupar cargos como editor-chefe do 'Jornal da Globo', diretor regional de jornalismo do Rio de Janeiro e diretor-executivo da Central Globo de Jornalismo. É graduado em comunicação social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mestrado em Regulação de Mídia e Comunicação pela London School of Economics e MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral.

"Vou buscar ampliar e aprofundar o processo de transformação digital que a empresa vive desde o fim da década passada. Também procurarei expandir as receitas da companhia por meio de novos negócios e, sobretudo, assegurar a integridade jornalística do Estadão, preservando seus valores, sua marca e seu propósito", afirmou Bretas.