Ex-Globo, Ricardo Esturaro é finalista do Prêmio Jabuti

Colunista do propmark, executivo concorre na categoria de 'Negócios' com o livro 'Consumo Verde: a construção de um mercado de massa sustentável

Ricardo Esturaro é um dos finalistas do Prêmio Jabuti, considerado um dos mais tradicionais do Brasil, organizado pela Câmara Brasileira de Livro (CBL). Esturaro concorre ao Jabuti na categorias de 'Negócios' com o seu 'Consumo verde: a construção de um mercado de massa sustentável', lançado pela editora Tira de Letra.

A obra fala da questão ambiental, social e de negócios de forma objetiva e direta, longe do modismo, do obscurantismo e do alarmismo excessivo que tem tomado conta desse assunto. Ela se inicia com uma abordagem sobre diversos assuntos como a evolução do mercado de consumo, do movimento verde e das empresas e os seus efeitos colaterais no planeta e na sociedade.

Para depois analisar os desafios da descarbonização da economia, de uma transição social justa, da comunicação ambiental e das oportunidades e estratégias para a implantação de um mercado de consumo de massa sustentável. Esturaro diz que o o livro não trata apenas de negócios ou de marketing, por exemplo, e sim, explora todas as disciplinas com o objetivo de explicar o tema sustentabilidade.

Ele conta que, na obra, tentou ligar sua experiência de negócio com a sustentabilidade. E Esturaro explica que a solução dos problemas climáticos está nas empresas, que precisam entregar produtos bons e baratos, dentro das melhores práticas ambientais.

Ricardo Esturaro, autor de 'Consumo verde: a construção de um mercado de massa sustentável': finalista do Prêmio Jabuti 2024

"O assunto da sustentabilidade começou a ganhar tração nos últimos anos, com a sigla ESG, mas existem áreas específicas, e não é um conhecimento que está em todas as áreas da empresa".

Esturaro, claro, ficou feliz com a indicação por ser, de certa forma, um termômetro do livro. "Essa indicação ao Jabuti é um feedback importante pra mostrar que eu acho que acertei, que eu consegui entregar um conteúdo relevante. Acho que o selo, essa avaliação, traz uma alegria muito grande pela realização de um trabalho", afirmou.

Colunista do propmark, Ricardo Esturaro foi CMO da Globo por 16 anos e, atualmente, é especialista em estratégia, marketing e sustentabilidade, além de palestrante.

Os vencedores do Prêmio Jabuti 2024 será conhecido no próximo dia 19.