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Ao contrário de esportes como basquete, surf e skate, o futebol ainda não conseguiu criar um conceito de lifestyle entre seus praticantes e fãs.  Principalmente depois de Michael Jordan, o esporte da bola laranja, por exemplo, transcendeu fronteiras. Tênis de basquete começaram a ser calçados para ir desde à faculdade até a balada da moda e marcas que não necessariamente fabricam artigos esportivos passaram a desenvolver produtos com o mesmo estilo dos craques da NBA. O próprio Jordan criou sua própria marca para faturar com o mercado de consumo que ajudou a criar. No surf e no skate, o estilo de vida é identificado prontamente pelas roupas casuais que atletas e admiradores vestem. Marcas disputam em um nicho que parece nunca se fechar. Mas e no futebol? Qual marca representa o estilo de vida do “boleiro” fora dos campos?

Depois de não conseguir encontrar respostas para essa pergunta é que os ex-jogadores de futebol Felipe Sanchez e Diego Navarro resolveram criar a Buh com o objetivo de desenvolver roupas que reúnem o estilo “boleiro” de se vestir em uma única marca.  “Notamos que, durante toda a nossa carreira, tantos nós como nossos colegas de profissão usávamos roupas de marcas mais identificadas com outros esportes. Não havia camisetas, bonés ou bermudas criadas para o jogador de futebol. Apenas artigos esportivos voltados mais para a prática mesmo”, conta Sanchez.

A partir daí, Sanchez, que começou a carreira no Corinthians e passou por times como Boa Esporte e Macaé, reuniu-se com Navarro, que também jogou profissionalmente com passagens por Corinthians e Internacional, e decidiram começar a criar roupas que agradassem a eles mesmos e aos amigos do meio futebolístico. Perceberam que a pequena produção se esgotava mais rápido do que pensavam e amadureceram a ideia até criar a Buh em 2015. “Demos conta de que tínhamos algo inovador. A aceitação veio imediatamente e a procura começou a crescer. Um jogador aparecia com uma camisa e os amigos perguntavam onde tinham comprado. Sem fazer muito, começamos a receber vários pedidos e muitos de jogadores famosos”, comenta Navarro.

Com a demanda, os sócios boleiros convidaram o empresário Fábio Carvalho para entrar na sociedade e assumir o cargo de CEO de uma empresa que vem crescendo aproximadamente 40% por mês. A produção mensal, que há menos de um ano era de 200 peças, hoje é de 5 mil. “Em meio à crise econômica, estamos conseguindo crescer rapidamente porque entramos em um mercado praticamente sem concorrentes. Existe um espaço muito grande para ser explorado”, comenta Carvalho, que já está trabalhando em um plano de internacionalização da marca. A empresa já conta com parceiros para abrir fronteiras na Europa e o próximo alvo é os Estados Unidos, onde o futebol começa a chamar mais a atenção do imenso mercado de consumo norte-americano.

Marketing

Na era digital, a principal plataforma utilizada pela Buh para se tornar conhecida pelo seu público-alvo são as redes sociais, principalmente o Instagram, onde jogadores famosos revelam momentos de suas vidas fora das quatro linhas que são visualizados por milhares de fãs. Alguns por milhões.

Com o relacionamento criado ao longo da carreira pelos sócios Sanchez e Navarro, a Buh, que se apresenta com o conceito Fashion Soccer, consegue chegar com certa facilidade a craques conhecidos que acabam emprestando espontaneamente um pouco de suas imagens para divulgar as roupas que eles e seus amigos, jogadores e não jogadores, estão usando. Um dos principais parceiros é o centroavante do Santos, Ricardo Oliveira, que passou a consumir a marca também pelo fato de o nome Buh ser o significado da palavra Deus em tcheco – o jogador é pastor evangélico. “Escolhemos esse nome porque acreditamos que Deus foi muito importante em nossas vidas, apesar de que não temos de maneira nenhuma a intenção de usar isso como estratégia para dar conotação religiosa à marca. De qualquer maneira, ficamos muito felizes quando o Ricardo curtiu e começou a usar nossas roupas”, diz Navarro.

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Outra imagem que mostra como a marca está entrando silenciosa, porém fortemente, no meio é a foto publicada por Neymar em seu Instagram nesta última quinta (16). Ao apresentar aos fãs um helicóptero com suas iniciais, o craque do Barcelona mostrou que um de seus amigos (à esquerda do craque na foto abaixo) está usando um dos bonés da marca. Inclusive, o símbolo com o dedo para cima é o gesto que muitos jogadores fazem apontando para o céu em agradecimento depois de um gol ou uma vitória importante.

[INSTAGRAM=https://www.instagram.com/p/BGuKVNPxttY/?taken-by=neymarjr]

“O plano é fazer com que os apaixonados por futebol tenham uma roupa com conceito ligado ao esporte. Se você entrar em um estádio hoje, verá que os torcedores usam marcas de outras modalidades. Queremos que eles tenham a opção de consumir mais o esporte que mais amam e usem as mesmas roupas que os ídolos vestem no dia a dia”, conclui Sanchez, esclarecendo que as peças são produzidas com diferentes modelagens para serem usadas por atletas ou por fãs que não têm exatamente o mesmo porte físico de alguém que corre de oito a dez quilômetros por jogo.  

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