Youngs brasileiros ganharam 170 Leões no último festival de Cannes
Uma pesquisa realizada pela coordenação do Young Lions Brazil revela que, no último festival Cannes Lions, realizado há um mês, 86 brasileiros ex-participantes do programa conquistaram 170 Leões na maior premiação da publicidade mundial. Foram três Grand Prix, 28 ouros, 46 pratas e 93 bronzes.
Dos 86 Youngs que aparecem nas assinaturas das campanhas vencedoras, 73 conquistaram os prêmios em agências brasileiras e 13 por empresas internacionais. Entre os nacionais, destaque para a equipe de criação da F/Nazca responsável pelo filme “100” da Leica, vencedor do Grand Prix de Film, formada quase inteiramente por ex-youngs. São eles: Bruno Oppido, Romero Cavalcanti, Thiago Carvalho, João Linneu. Bruno Oppido, inclusive, também esteve entre os 11 diretores de arte selecionados pelo propmark em janeiro com potencial para se destacar em 2015.
Já entre os brasileiros que ganharam prêmios por agências internacionais, destaque para Maurício Mazzariol, que ganhou o outro GP de Film pela Martin Agency com filme “Unskippable” para a seguradora Geico. O paranaense Roberto Fernandez também faturou 20 Leões pela BBH London e Marco Pupo, da Grey Nova York, participou de 15 troféus na última edição.
Além disso, dos 108 Leões que o Brasil ganhou este ano, em 89 deles havia pelo menos um Young nos créditos. O número representa 82% de participação nos prêmios conquistados pelo país.
Segundo o coordenador do Young Lions Brazil, Emmanuel Publio Dias, o verdadeiro objetivo do programa é mostrar ao mercado novos talentos capazes de trazer prêmios nas categorias profissionais do festival.
Apesar disso, o Brasil ainda lidera o ranking de países no Young Lions em Cannes com 14 medalhas conquistadas desde 1995. Em segundo aparece a Itália (11) e, em terceiro, o Canadá (9).
Na última edição, foram dois bronzes. Um para a dupla da categoria Cyber, Marcio Bento e Nayara Rocha Lima, e outro para a dupla de design, Fabiano Higashi e Gabriel Guedelha.
O programa Young Lions é organizado no Brasil pela Editora Referência, que publica o propmark, junto com o coordenador Emmanuel Publio Dias e realização do jornal O Estado de S.Paulo.