Ex4gerado, da Vivo, chega à segunda tela
A campanha de branded content “Ex4gerado”, criada pela Africa para a Vivo, tem sido sensação na internet desde que foi lançada no dia 12 de junho, em comemoração ao Dia dos Namorados. O vídeo inspirado em Cazuza é o filme publicitário mais visto da história do Youtube no Brasil com mais de 30 milhões de visualizações e entrou em uma nova com a ação da Wunderman, que desenvolveu um projeto de segundo tela para a campanha. A ação atingiu mais de meio milhão de acessos em uma semana.
Na experiência interativa, o smartphone do usuário se transforma no celular utilizado pelo Cupido do filme Ex4gerado. “Para que a experiência do público também seja ‘exagerada’, as pessoas podem sincronizar o seu próprio celular com o filme para acompanhar a história simultaneamente em duas telas, participando ativamente dela”, explica Eco Moliterno, VP de criação da Africa.
O projeto de segunda tela contou com o uso da tecnologia WebRTC, utilizada para sincronizar a tela do computador com dispositivos móveis. A experiência de segunda tela permite que o público interaja diretamente com a narrativa pelo celular.
“A grande diferença é que como esta tecnologia chegou aos navegadores há pouco tempo, os usuários não precisam instalar aplicativos, programas ou fazer configurações complexas. Ou seja, conseguimos impactar um número maior pessoas, que não precisam ser necessariamente heavy users”, comenta Bruno Mosconi, diretor de tecnologia da Wunderman.
A experiência está disponível no site www.vivoexagerado.com.br. O site explica como sincronizar facilmente o smartphone com o desktop por meio do browser. Enquanto o filme passa na tela do computador, o usuário recebe as informações adicionais e interage com a narrativa pelo celular.
Ficha técnica
Cliente: Africa / Vivo
Produto: 4G
Agência: Wunderman
Título: Vivo Exagerado – Segunda Tela
Diretor geral: Caio Bamberg
Diretora de grupo de conta: Tatiana Magliari
Diretora de atendimento: Leticia Costa
Gerentes de projetos: Marcia Sumie e Igor Andrade
Diretor de tecnologia: Bruno Mosconi
Gerente de tecnologia: Rafael Fragoso
Coordenador de frontend: André Mattos
Coordenador de backend: Lucas Bertin
R&D (Research and Development): Lucas Bertin, Jack Lee, Thiago Carreno, André Mattos
Desenvolvedores: Lucas Bertin, Jack Lee, André Mattos, Fernando Basílio, Thiago Carreno, Glauco Yano, Caio Bassetti, Laércio Vacca
Quality assurance: Marcia Sumie
Coordenador de motion design: Diogo Mangiacavalli
Motion designer: Rogê Rodrigues