Ex4gerado, da Vivo, chega à segunda tela

A campanha de branded content “Ex4gerado”, criada pela Africa para a Vivo, tem sido sensação na internet desde que foi lançada no dia 12 de junho, em comemoração ao Dia dos Namorados. O vídeo inspirado em Cazuza é o filme publicitário mais visto da história do Youtube no Brasil com mais de 30 milhões de visualizações e entrou em uma nova com a ação da Wunderman, que desenvolveu um projeto de segundo tela para a campanha. A ação atingiu mais de meio milhão de acessos em uma semana.

Na experiência interativa, o smartphone do usuário se transforma no celular utilizado pelo Cupido do filme Ex4gerado. “Para que a experiência do público também seja ‘exagerada’, as pessoas podem sincronizar o seu próprio celular com o filme para acompanhar a história simultaneamente em duas telas, participando ativamente dela”, explica Eco Moliterno, VP de criação da Africa.

O projeto de segunda tela contou com o uso da tecnologia WebRTC, utilizada para sincronizar a tela do computador com dispositivos móveis. A experiência de segunda tela permite que o público interaja diretamente com a narrativa pelo celular. 

“A grande diferença é que como esta tecnologia chegou aos navegadores há pouco tempo, os usuários não precisam instalar aplicativos, programas ou fazer configurações complexas. Ou seja, conseguimos impactar um número maior pessoas, que não precisam ser necessariamente heavy users”, comenta Bruno Mosconi, diretor de tecnologia da Wunderman. 

A experiência está disponível no site www.vivoexagerado.com.br. O site explica como sincronizar facilmente o smartphone com o desktop por meio do browser. Enquanto o filme passa na tela do computador, o usuário recebe as informações adicionais e interage com a narrativa pelo celular.

Ficha técnica

Cliente:  Africa / Vivo

Produto: 4G

Agência: Wunderman

Título: Vivo Exagerado – Segunda Tela

Diretor geral: Caio Bamberg

Diretora de grupo de conta: Tatiana Magliari

Diretora de atendimento: Leticia Costa

Gerentes de projetos: Marcia Sumie e Igor Andrade

Diretor de tecnologia: Bruno Mosconi

Gerente de tecnologia: Rafael Fragoso

Coordenador de frontend: André Mattos

Coordenador de backend: Lucas Bertin

R&D (Research and Development): Lucas Bertin, Jack Lee, Thiago Carreno, André Mattos

Desenvolvedores: Lucas Bertin, Jack Lee, André Mattos, Fernando Basílio, Thiago Carreno, Glauco Yano, Caio Bassetti, Laércio Vacca

Quality assurance: Marcia Sumie

Coordenador de motion design: Diogo Mangiacavalli

Motion designer: Rogê Rodrigues