Executivos do SBT e publicitários falam sobre legado e futuro da emissora

Depoimentos trazem curiosidades sobre Silvio Santos, com opiniões sobre como o apresentador mudou a mídia com a ‘TV mais feliz do Brasil’

Priscila Stoliar, head de marketing do SBT

Crédito: Rogério Pallatta/SBT

Legado de Silvio Santos
Silvio Santos deixa um legado profundamente enraizado na história e na cultura do SBT. Sua autenticidade e seu carisma influenciaram a cultura da empresa, que valoriza a simplicidade, a proximidade com o público e a ousadia em tentar novos formatos. Conhecido por saber se comunicar com o povo brasileiro como ninguém, ele sempre teve uma conexão especial com o público, especialmente com as classes populares. Ele entendia os gostos e as necessidades desse público e criou uma programação que refletia esses interesses, tornando o SBT a emissora mais querida do Brasil. Silvio Santos sempre defendeu uma programação voltada para a família, com conteúdo que pudesse ser assistido por todas as idades. Isso ajudou a consolidar a imagem do SBT como uma emissora que preza pelos valores familiares. Como apresentador, Silvio Santos foi o melhor comunicador da televisão brasileira. Seu estilo único, humor e carisma conquistaram todas as gerações de espectadores. Ele se comunicava de maneira informal e envolvente, criando um vínculo de confiança e lealdade com a audiência. Ele marcou nossas histórias e nossas vidas com o seu jeito cativante e único de ser.

Continuidade do SBT
Seguimos com o nosso compromisso contínuo com a criatividade e a inovação na nossa área de marketing, sempre com a alegria, a irreverência, a leveza e a força da marca do SBT que o Silvio construiu ao longo de todos esses anos. Estamos sempre em busca de ideias que reflitam o DNA único da nossa emissora. Isso significa explorar novas narrativas, formatos e plataformas para criar campanhas que se conectem genuinamente com todos os nossos públicos. Nosso foco é manter a tradição com modernidade enquanto adaptamos estratégias para um cenário midiático em constante evolução.

Memória com Silvio
Os domingos em família ainda têm muito cheirinho da macarronada fresquinha da minha avó, com a TV ligada (alta) no SBT, passando algum ‘Programa Silvio Santos’. Mas quando aquela cortina furta cor do ‘Topa tudo por dinheiro’ se abria... eu podia estar brincando de qualquer coisa, que eu parava, me jogava no sofá e não saía nem para fazer xixi – era meu programa.

Vicente Varela, diretor de operações comerciais do SBT

Crédito: Lourival Ribeiro/SBT

Legado de Silvio Santos
Silvio Santos deixou muitos legados e para nós do SBT ele é a inspiração para seguirmos perpetuando e honrando seu legado. Com sua alegria e simplicidade, nos ensinou que entretenimento e informação podem chegar a todos os lares de forma próxima e pessoal. Como empresário, temos no ecossistema do grupo uma forte fortaleza de grandes oportunidades de emprego para muitas famílias.

Continuidade do SBT
A marca SBT dá continuidade ao seu legado também na atmosfera comercial, com sua tradição e originalidade que sempre foram percebidas pelas marcas brasileiras. Nosso foco é investir cada vez mais em parcerias estratégicas com soluções inovadoras que atraiam o mercado. Um exemplo é o lançamento da plataforma +SBT, que teve suas cinco cotas fundadoras vendidas com grandes marcas em apenas 45 dias, antes mesmo de a plataforma estar disponível. Essa iniciativa apenas reafirma o valor da marca e nossa conexão com o público brasileiro, que vai continuar a ser nosso trunfo com o mercado.

Memória com Silvio
Lembro dos meus domingos em família, esperando os sorteios da Tele Sena para marcarmos em família, e de reunirmos os parentes para assistir ‘Domingo no parque’ para ver minha irmã, que teve a sorte de estar em cinco programas como telespectadora de auditório.

Roberto Grosman, diretor-executivo de transformação digital do SBT

Crédito: Lourival Ribeiro/SBT

Legado de Silvio Santos
Existem 3 Silvio Santos - o apresentador, o empresário, o Senor Abravanel. O primeiro é uma lenda, maior comunicador dos tempos modernos, não morre, vira lenda. O segundo, é um homem que soube, muito à frente da época, criar um ecossistema de empresas e produtos - Baú, SBT, Tele Sena, Jequiti, Banco Pan - que se retroalimentavam e geravam o que se chama de flywheel. O mais próximo, no Brasil, ao Walt Disney. O terceiro, obviamente, cabe à família dizer, mas, pelo que se presenciou depois de sua partida, um homem simples, amado, agregador.

Continuidade do SBT
O legado do Silvio será eterno e daremos continuidade no foco na produção de conteúdo multiplataforma. A chegada do +SBT contribui significativamente para a imagem da marca SBT neste ponto e temos como objetivo de posicionar o +SBT como a principal escolha para entretenimento e informação por meio de streaming gratuito. A expectativa é alcançar um rápido crescimento na base de usuários, especialmente a geração Z, que demonstra uma preferência crescente por conteúdo em plataformas de streaming. Além de consolidar a reputação da marca SBT, oferecendo acesso fácil a conteúdo diversificado e reforçando sua presença como uma opção confiável e atualizada no mercado de entretenimento digital.

Memória com Silvio
Essa seja, talvez, a minha maior lembrança da infância.
Eu acordava aos domingos, muitas vezes na casa da minha avó, assistindo ‘Domingo no parque’ - lembro até hoje do tênis Montreal, do foguetinho. E acabava meu domingo assistindo o ‘Programa Silvio Santos’ com meus pais, ia dormir feliz e alegre.

Hugo Rodrigues, chairman do McCann Worldgroup para WMcCann, Craft e Aldeiah

Legado de Silvio Santos
Um legado intangível, tanto na pessoa jurídica quanto na pessoa física. Silvio conseguiu não apenas vencer, mas inspirar e conduzir carreiras a patamares que não seriam possíveis sem ele. A própria concorrência foi e é obrigada a melhorar por causa de Silvio Santos. E na vida pessoal, a inspiração é a mesma, com uma família que distribui amor e compaixão. Difícil passar pela vida, durar tantos anos e ter tantos acertos e bons exemplos como ele. Um ótimo exemplo para todos nós.

Continuidade do SBT
Silvio não teria descansado se não tivesse a certeza de que tudo está bem encaminhado. Suas filhas, cada uma com sua função no grupo, herdaram do pai a paixão pela TV e pela comunicação. Todas têm uma formação qualificada e uma virtude imensa: ouvem com atenção, refletem, analisando os prós e os contras e, quando decidem por novos caminhos, entendem que o tempo também se faz necessário. O sucesso do SBT vai continuar.

Memória com Silvio
Desde criança, meu sonho era participar do ‘Show de calouros’ do Silvio Santos. Para mim, aquilo tinha a mesma magia das ‘Portas da esperança’ ou da brincadeira ‘Troca ou não troca’ (‘sim ou não’), entre outros. Como uma criança de classe média baixa, via em Silvio a própria personificação da esperança de uma vida melhor. Quando, em 2009, ganhei a conta do SBT, já como COO da Publicis, a emoção e a alegria de estar na casa que ele fundou me trouxeram de volta aquela sensação de ‘sonho’ - mas agora realizado. Até hoje, mais de 15 anos depois, como membro do Conselho da emissora, continuo me sentindo agradecido e grato - isso é Silvio Santos, ser eterno em nossas vidas, de alguma forma.

Luis Maluf, diretor-geral da Perfil Brasil, que edita Caras e Rolling Stone

Legado de Silvio Santos
Silvio Santos foi acima de tudo um comunicador muito criativo! Ele aprendeu nas ruas do rio de Janeiro a se relacionar com o povo brasileiro e com muito trabalho, persistência e foco ajudou a moldar a cultura popular do país.

Continuidade do SBT
A Renata e a Daniela já trabalham há algum tempo no SBT sob a supervisão do Silvio. Elas já assumiram  a liderança do grupo, trazendo suas experiências e mostraram que são muito capazes. A transição de comando para elas aconteceu e ambas conhecem bem a dinâmica da emissora e o legado que Silvio Santos construiu. Com dedicação, elas têm tudo para continuar a trajetória de sucesso do SBT.

Memória com Silvio
Eu e minha familia temos uma conexão muito especial com o Silvio Santos. Ele realmente é uma figura icônica da televisão brasileira. Ter um pai que trabalhou como vice-presidente do SBT e eu diretor da revista Caras certamente adiciona uma camada interessante a essa conexão. Silvio foi capa da Caras 19 vezes!

Gabriela Borges, CEO da Publicis Brasil

Legado de Silvio Santos
Silvio Santos é um marco da comunicação brasileira, um patrimônio nacional. Seu perfil empreendedor e carisma marcaram gerações e fizeram com que o SBT se tornasse um veículo muito relevante para a construção de planos de mídia focados no grande público. Silvio sempre soube se conectar de forma simples, direta e sincera com as pessoas, estabelecendo um vínculo afetivo com todos nós e abrindo espaço para a criação de programas que conversam muito bem com as famílias brasileiras.

Continuidade do SBT
Acredito que, nos últimos anos, o Silvio já estava afastado da gestão do dia a dia, mas a sua presença no SBT e nos demais negócios da família Abravanel devia ir muito além disso. Agora, os seus sucessores, que já inclusive trabalham na TV, devem manter o seu legado e histórico de sucesso. Em um mercado tão pujante como o nosso, isso pode eventualmente até passar por mudanças na grade de programação e de pacotes comerciais de acordo com os objetivos de negócio da empresa.

Memória com Silvio
A minha memória forte de infância é da TV ligada aos domingos no ‘Programa Silvio Santos’ enquanto almoçamos na casa de meus avós. O quanto ficavam entretidos e não perdiam nada. Eram fanáticos e passavam o dia se divertindo com as gargalhadas. Mas, sem dúvida, a primeira coisa que me vem à cabeça quando penso nele é a gargalhada, um gesto tão natural que, ao mesmo tempo, simboliza toda a alegria dos brasileiros, uma verdadeira força propulsora em um país que enfrenta tantos desafios socioeconômicos como o nosso.

PH Gomes, sócio e CCO da agência Greenz

O legado que Silvio Santos deixa é a própria história viva da comunicação de massa no Brasil. O que me marcou foram os momentos em que nos inspirávamos nos programas de Silvio Santos para darmos boas gargalhadas com os amigos. Quem não lembra do foguete? “Você troca o seu fósforo queimado por um carro 0km?
Nãaaaaaaooo!” Vai fazer falta!!!

Ricardo Dolla, chief creative officer da Dentsu Creative

Falar qualquer coisa do Silvio Santos sem cair no óbvio é quase tão óbvia quanto essa frase que você acabou de ler. Tem o lado ótimo, tem o lado ruim, tem tudo o que já falaram e foi discutido. Mas tem também a incrível habilidade de empilhar habilidades. Isso sempre foi algo que me chamou a atenção, a capacidade de ser um comunicador maior que a vida, mas também ser empresário, banqueiro, político, empreendedor, ‘startapeiro’ e tudo mais. Vejo nos criativos (e me incluo nisso) uma dificuldade (e talvez até medo) de empilhar outras habilidades se aquilo não for algo que fazemos tão bem como criar. Desse medo, o camelô da barca Rio-Niterói não tinha. A sensação era que ele simplesmente fazia, aplicando alguns conceitos não ortodoxos, se liberando das amarras do ‘tem de ser assim’. Agora, relendo, percebo que tudo isso parece óbvio, tão óbvio que pouquíssimos fizeram.

Allan Barros, CEO da Pullse e do Aceleraí

Legado de Silvio Santos
Um legado vem aí. No futuro, quando a história da televisão brasileira for contada, um dos capítulos mais marcantes será o ciclo Silvio Santos. Silvio não apenas moldou uma era; ele se tornou a própria essência dessa era. Mais do que um comunicador ou empresário, Silvio foi um líder que construiu uma cultura forte e presente em todos os colaboradores do SBT. Sua liderança foi muito além da criação de um império televisivo; ele foi um mentor generoso, incentivando seus seguidores a explorarem novos horizontes, mesmo que isso significasse conhecer concorrentes. Ele compreendia que, às vezes, a evolução precisa de mudanças.

Continuidade do SBT
Em um tempo em que a permanência numa empresa é cada vez mais rara, é admirável ver o número de colaboradores do SBT com mais de 20 anos de casa. Isso não é apenas uma coincidência, mas o reflexo de uma liderança cuidadosa e visionária, que construiu uma sucessão sólida e no tempo certo. Não tenho dúvidas de que o legado de Silvio Santos será ainda mais grandioso, reforçando o DNA do SBT como a emissora da família brasileira.

Memória com Silvio
Silvio marcou profundamente uma fase importante da minha carreira e foi diretamente responsável por muito do que sou hoje. Lembro-me de um dia especial em que tive a oportunidade de buscá-lo no SBT para um almoço na Casas Bahia, logo após a bem-sucedida parceria na ‘Casa dos Artistas’, onde mais de 5 milhões de clientes foram às lojas participar de uma ativação inédita no mercado. Aqueles 6 minutos no helicóptero me impactaram para sempre. Na ida, Silvio me fez uma única pergunta: por que eu estava indo àquele almoço? Falei sobre o sucesso da ação, o momento da empresa e nosso desejo de crescer, usando a comunicação como pilar estratégico para nos tornarmos o maior varejista do país. Ele me escutou atentamente, e o almoço foi uma verdadeira aula de visão de negócios. Na volta, nos mesmos 6 minutos, Silvio me deu uma das dicas mais valiosas da minha vida: ‘Você é muito jovem e carrega uma responsabilidade gigante. Em nenhuma hipótese deixe de ter esse sorriso confiante no rosto, esse brilho no olhar e essa vontade de vencer, porque a vida vai te desafiar, mas quem resiste constrói coisas incríveis.’ A partir daí, sempre que a vida me desafiou,
eu me lembrei desse dia. Obrigado, Silvio Santos.