Executivos se prepararam para 3º Fórum de Marketing Empresarial

 

Entre os dias 17 e 19 de agosto acontece no Guarujá Sofitel Jequitimar o 3º Fórum de Marketing Empresarial, promovido pelo Grupo Doria e pela Editora Referência, com organização do Lide (Grupo de Líderes Empresariais). Este ano, o encontro terá como tema “Brasil, nova potência no consumo e nas tendências” e deve reunir cerca de 200 ceos e dirigentes de marketing dos maiores anunciantes do país.

João Doria Jr., presidente do Grupo Doria, espera o mesmo sucesso dos dois últimos eventos, que contaram com uma participação ativa, ampla, qualificada e com debates construtivos por parte dos convidados. “Um dos destaques do fórum são as palestras, que possuem um aspecto de interatividade, por incentivar o debate, e que este ano irão abordar os aspectos de transformação e as perspectivas do mercado de consumo e marketing do Brasil para os próximos períodos”, ressalta.

Segundo o executivo, essas transformações passam pelo número crescente de novos consumidores do mercado, que apresentam um grau de consciência muito mais apurado do que os consumidores de antigamente. “E com isso há uma necessidade maior de novos mecanismos de mensagens para atingi-los, onde destaco as redes sociais e a competitividade nos pontos de venda. É um caminho sem volta e um processo que vai seguir em aceleração constante”.

Transformação, por exemplo, está no tema da palestra de abertura do encontro. Tarek Farahat, presidente da P&G Brasil, abordará o tema “Transformações nos hábitos de consumo”. Já a apresentação do presidente e da diretora de marketing do Ibope, Carlos Augusto Montenegro e Laure Castelnau, seguem à risca atividade do instituto com o tema “Cenários e tendências do mercado brasileiro de consumo”. O consumo continua a ser abordado na apresentação de outra dupla: Vasco Luce e Andrea Alvares, respectivamente presidentes da PepsiCo para a América do Sul e para o Brasil, que irão falar sobre “A influência dos jovens no consumo”. Ivan Zurita, presidente do conselho da Nestlé, apresenta “Produtos que devem surpreender e fidelizar clientes”; e João Batista Ciaco, diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat, encerra o ciclo de palestras com um assunto que anunciantes do mundo inteiro estão cobrando: efetividade. Seu tema é “Efetividade de campanhas de comunicação e os casos de sucesso no Brasil e no exterior”.

Para Doria, os palestrantes do fórum representam empresas que estão muito sintonizadas com as demandas e anseios dos consumidores. “Quem inova e quem consegue trabalhar com bom senso e uma dose de ousadia aumenta suas chances de sair vencedor”, afirma o executivo, lembrando também que o próprio ambiente do evento favorece ao debate. “O Fórum de Marketing Empresarial ocorre em um ambiente muito informal, o que elimina barreiras, valoriza os temas centrais e cria oportunidades de conhecimentos mútuos, tornando-o muito mais produtivo”.

Diretor-presidente da Editora Referência, Armando Ferrentini diz que nada melhor do que a troca de informações entre empresários e profissionais que exercem funções de comando em grandes empresas, do que o ambiente do fórum. “Um encontro que vai além das palestras e debates, onde há uma convivência durante três dias entre esses executivos. É o mesmo que dizer que a ‘prática completa a teoria’”. Para Ferrentini, o fórum acontece em um momento de transição econômica mundial, com reflexos que já chegaram ao Brasil. “E é importante ter um evento como o Fórum de Marketing Empresarial para a atualização do conhecimento acerca deste momento que vivemos, muitas vezes com altos e baixos, mas sempre de grande impacto empresarial”, sintetiza.

Prêmio Lide

A noite de abertura do encontro será marcada pela entrega do 3º Prêmio Lide de Marketing Empresarial. São 45 vencedores distribuídos por 15 categorias. “Na indicação dos premiados procuramos levantar nos últimos 12 meses os cases de marketing que atenderam à nova posição que o Brasil ocupa na economia mundial, como potência do consumo e das tendências, justamente o tema do fórum”, explica o jornalista Adonis Alonso, coordenador do prêmio.

Além dos debates e da premiação, o encontro terá uma série de ativações de marca por parte de alguns dos seus patrocinadores.  A Brinquedos Estrelas terá uma ação de cross marketing. Já a Rádio Alpha FM contará com um estúdio dentro do Sofitel Jequitimar. A Vivo programou para o  evento o lançamento de um programa da interatividade. E o Grupo Pão de Açúcar terá uma ação em torno do seu “Cartão Mais”.