Experiência do consumidor é diferencial para engajar no Natal
Que a propaganda na mídia é um elemento importante para levar o consumidor comprar determinado produto ninguém tem muitas dúvidas. Entretanto, principalmente em épocas temáticas como o Natal, a estratégia de marketing dentro do ponto de venda se torna fundamental para incentivar as vendas. Em dias de alta concorrência e todo mundo fazendo quase a mesma coisa, oferecer experiências novas ao consumidor vira o diferencial.
Com este pensamento é que a agência Enivrance, especializada em tendências e inovação, criou um projeto totalmente volta à experiência de compra e relacionamento para o Empório Santa Maria, mercado que fica na cidade de São Paulo e voltado para consumidores com maior poder aquisitivo.
Ambiente do Empório Santa Maria com a decoração foca na experiência da compra
“Como se trata de um cliente que trabalha com produtos mais exclusivos, a melhor solução é investir na diferenciação da compra”, comenta Marta Oliveira, country manager e diretora de inovação da Enivrance, agência francesa que tem escritórios em São Paulo, Paris e Singapura.
Para marcar o conceito de “gastronomia sofisticada e ambiente agradável para compras” do Empório Santa Maria, a agência criou a assinatura “o Natal é feito por nós”, que conta com desdobramentos em ações que exploram o duplo sentido da palavra “nós”. Com uma decoração temática e pensada para incentivar a compra, o objetivo é transmitir, de maneira sútil, a ideia de pessoas reunidas, laços afetivos e entrelaçamento das pessoas.
Além da criação de um ambiente temático e propício para o consumo de Natal, a Enivrance também desenvolveu produtos especiais para a data. Um deles é Pãonetonne, uma versão diferente do Panettone, porém salgado e recheado com presunto de parma e alho poró. Outra novidade é a “Estrela Guia”, uma nova interpretação dos pratos de queijos para aperitivos. Com a estética das caixas de bombons, numa tábua em formato de estrela colorida, os “brigadeiros” de blend de queijos estão recobertos com diferentes sabores.
Entrada da padaria do Empório com o Pãonettone exposto em local estratégico
“Nossa ideia foi criar uma linha de produtos exclusivos, que encantam pelo sabor e surpreendem pelo visual festivo e inesperado”, explica Marta Oliveira. Nesse sentido, além dessas inovações, os produtos da indústria que também trazem esse espírito de compartilhar estão destacados na loja com a indicação da mensagem: “Nós selecionamos, você compartilha”. O conceito está disseminado por toda a loja.
Marta Oliveira, diretora de inovação, e Theo Siqueira, ex-DM9 e atualmente diretor de criação da Enivrance