Experiência é o novo símbolo de status

Considerada a verdadeira geração digital, a Geração Y ou Millennials (aqueles nascidos entre 1980 e 2000) serão 17 milhões no Reino Unido em 2019. Mas o que realmente sabemos sobre eles? O que mais sabemos além de que eles representam uma importante parcela do consumo para os anunciantes e que são uma das gerações mais bem informadas – e conectada – da história?

Pensando nisso, a Bauer Media desenvolveu uma pesquisa de mais de um ano com pessoas entre 16 e 34 anos, em parceria com a The Drum, intitulada de “Bauer Knowledge: The Millennials Chapter”. Alguns dos insights mais interessantes do estudo é que a experiência é o novo símbolo de status para os jovens. 71% dos entrevistados responderam que “Eu prefiro dizer às pessoas sobre alguma coisa que eu fiz a falar sobre algo que eu tenho”.

Diretor da pesquisa, Martin Diamond disse que há importantes insights para as marcas. “As pessoas estão menos propensas a gritar sobre o seu novo MacBook. A experiência é cada vez mais valorizada e, potencialmente, isto pode ser mais importante do que ter o produto em si”, falou ele.

Para Diamond, outra grande descoberta da pesquisa é que essa geração está vivendo  uma nova era de pragmatismo. “Minha geração foi para a universidade, em seguida foi para o trabalho e os primeiros cinco anos foram para se socializar e se divertir. Eu olho para os jovens dentro da minha própria equipe e percebo que eles estão muito mais conscientes sobre a saúde e o desenvolvimento de carreira”, diz o executivo.

O mundo digital também faz com que os jovens se sintam em constante pressão e exposição. Mais da metade (56%) dos entrevistados respondeu que checam constantemente suas redes sociais para ter certeza de que estão up-to-date e 42% disseram que são bombardeados o tempo todo com notificações dos amigos ou outras fontes.