Exposição mostra transformações da opinião pública no Brasil
As mudanças na forma como os brasileiros enxergam o país, as transformações econômicas, comportamentais e de como a opinião pública lida com assuntos polêmicos serviram de tema para a exposição “Opinião – Como os brasileiros veem o Brasil”, realizada pelo Ibope em parceria com a entidade Catavento Cultural e Educacional. A mostra reúne dados coletados nos 70 anos de atuação do grupo por meio das pesquisas de opinião, que datam de 1942, quando o Ibope foi fundado.
A linguagem e o desenho da mostra foram feitos pelo experiente arquiteto de museus Marcello Dantas, responsável por projetos como o Museu da Língua Portuguesa, Museo del Caribe, Museu do Homem Americano, Museu das Minas e do Metal e Museu das Comunicações. A mostra será aberta para visitação pública no dia 25 de setembro, na sede da entidade Catavento, em São Paulo, e ficará disponível até 18 de novembro.
Os visitantes poderão conhecer as transformações no consumo, no perfil da audiência e no comportamento por meio de painéis explicativos, ver de perto objetivos antigos que já foram sonho de consumo e ouvir depoimentos de pesquisadores sobre situações curiosas que enfrentaram em campo. “Há uma lenda de que ninguém nunca viu um pesquisador do Ibope. Queríamos trazer a experiência dos entrevistadores e mostrar que eles de fato existem, além de contar as respostas para perguntas que ninguém faria”, explica Dantas, responsável por materializar o projeto.
Os visitantes vão conhecer a evolução dos métodos de medição de audiência no país e os aparelhos peoplemeters (medidores) que já passaram pelos domicílios brasileiros. Além disso, um robô vai mostrar, em tempo real, como é a atual tecnologia de coleta e reporte dos dados de audiência.
Já na ala que simula um supermercado, o visitante vai encontrar nas prateleiras os produtos mais populares no país nos últimos 70 anos. Os maiores sucessos da televisão brasileira também serão relembrados. Televisores vão mostrar os programas que registraram grande audiência, como coberturas jornalísticas, conquistas esportivas, novelas, entre outros. Uma jukebox vai tocar as dez músicas mais ouvidas pelos brasileiros em cada ano, entre 1942 e 2012. O visitante seleciona um mês e um ano e escuta a canção mais tocada nas rádios naquela época, de artistas como Dorival Caymmi, Luiz Gonzaga e Nara Leão, além de gêneros como bossa nova, samba-canção e rock.
Na seção Pitacos será exibida a evolução das opiniões dos brasileiros sobre questões polêmicas ao longo dos anos, como reforma agrária, alimentos transgênicos, aborto e homossexualismo. “A exposição reconstitui a direção da sociedade. Pega diferentes elementos e constrói uma trajetória, às vezes polêmica, mas reveladora. É um exame de sangue profundo da nossa sociedade”, avalia Dantas.
Com a exposição, o Ibope mostra a opinião pública como uma entidade abstrata, que determina os rumos do país, e aponta a pesquisa como o melhor mecanismo para medir suas mudanças. “É uma forma de agradecer ao país por esses 70 anos. Não é fácil estar tanto tempo no mercado”, afirma Carlos Montenegro, presidente do instituto.