A cor vermelha no material de divulgação, o slogan “Mais barato, mais barato. Extra” e o foco na família foram mantidos. Mas vêm agora com tom mais moderno na nova campanha do Extra, que investiu R$ 100 milhões. A criação é da house agency P.A. Publicidade. Foram criados sete filmes. Um institucional e seis segmentados (mercearia, hortifruti, eletrônicos/tecnologia, casa, têxtil e de produtos para bebê).
A campanha, que estréia no domingo (19), terá também mídia impressa, mobiliário urbano e busdoor. A identidade visual da loja também muda com banners diferenciados (“Mais fresquinho, mais fresquinho. Extra” para a área de verduras, legumes e frutas ou “Mais moderno, mais moderno. Extra” para eletrodomésticos e eletroeletrônicos). É a primeira vez que o Extra trabalha a estratégia de comunicação totalmente segmentada. A assinatura da marca também mudou. O “Hipermercado da família brasileira” passa a ser o “Hipermercado da minha família” aproximando-se mais do consumidor. O Grupo Pão de Açúcar decidiu mudar a comunicação do Extra porque a família brasileira também mudou e mudaram as necessidades dos consumidores. Os filmes utilizam o recurso de telas repartidas, mostrando os produtos do Extra direto para a casa do consumidor.
A rede de hipermercados pretende incrementar o segmento de não-alimentos que representam atualmente 35% do faturamento da rede. A expectativa é que essa área represente 40% a 43% do faturamento. A estratégia de expandir o segmento de não-alimentos é também da marca Pão de Açúcar, que quer completar expansão dessa área até 2010. Neste ano o grupo contratou diretor-executivos para não-alimentos, cargo que não existia até aqui na empresa.
Até o final do ano também serão inauguradas mais 20 lojas Extra Perto (formato 3.000 metros quadrados) e 15 lojas Extra Fácil (lojas de conveniência) em São Paulo. Para a diretora-executiva de marketing e relações corporativas do Grupo Pão de Açúcar, Cláudia Pagnano, a marca Extra tem espaço para respirar vários formatos. “O consumidor se relaciona com marcas, não com formatos. A marca Extra é percebida como a marca de maior expressão em hipermercados do país”, afirmou. Em agosto, há expectativa de aumento de vendas de 4% a 5% acima do mesmo período do ano passado.
O Carrefour também lançou nesta semana nova linha Viver Orgânicos – Frutas, Legumes e Verduras com quatro fornecedores e mais de 90 produtos com promessa de preços 15% a 20% mais baixos que os da concorrência para incentivar a culturalização de orgânicos no País. A rede tem grande expectativa em relação ao crescimento das vendas de produtos orgânicos, por conta da preocupação com bem-estar, saúde e estilo de vida dos consumidores. Com o lançamento, o Carrefour espera aumentar em 20% as vendas de orgânicos no país. A linha Viver foi lançada há 10 meses. Uma estratégia da companhia é fortalecer as marcas próprias no País. “Carrefour quer tomar a liderança destes produtos. É uma tendência das grandes redes de varejo como o Wal Mart (EUA) e Tesco (Inglaterra) ampliar as marcas próprias”, afirmou o diretor-executivo de mercadoria alimentar, Laurent Bendavit. As marcas próprias representam 11% do faturamento do Carrefour. A expectativa de crescimento é chegar a 20%.
Sandra Silva