Segundo o executivo, o projeto não está maduro e de nada adiantaria uma aprovação agora, deixando diversas questões em aberto

O presidente de Google, Fabio Coelho, disse que a rejeição da votação de urgência do Projeto de Lei 2630, conhecido como PL da Fake News, abre a possibilidade de novos diálogos. Segundo o executivo, o projeto não está maduro e de nada adiantaria uma aprovação agora, deixando diversas questões abertas.

Com o adiamento da votação, o PL só volta ao plenário caso seja feito outro pedido de urgência ou após a avaliação de Comissão Especial, que ainda não foi criada. A afirmação foi feita nesta quinta-feira (28), em uma mesa-redonda com jornalistas, que precedeu o evento “Think With Google”. “A premissa de que não há remuneração de conteúdo é falaciosa”, continuou o executivo.

De acordo com ele, a gigante de tecnologia já tem parceria com mais de 70 empresas de conteúdos, como O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e Globo, e que o objetivo é continuar desenvolvendo parcerias, como uma forma de ajudar os meios de comunicação no processo de transformação digital.

Coelho: O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e Globo como parceiros do Google (Fotos: Alê Oliveira)

Além disso, Coelho afirmou que a empresa entende que “vários pontos” que precisam ser aprimorados, como os listados em documento assinado pelo executivo em março, e continua dialogando com os parlamentares, incluindo o relator do PL, o deputado Orlando Silva, do PC do B.

Isso ajudou, por exemplo, a fazê-los entender que a ideia de transparência ao limite sobre o modelo de negócios poderia ser ruim para o mercado, ao permitir que os “maus autores” tenham acesso a muitas informações.

Fim dos cookies
No encontro, os executivos do Google também falaram sobre o Topics, um das soluções em testes dentro da iniciativa Privacy Sandox para suprir o fim dos cookies, previsto para dezembro de 2023, após alguns adiamentos.

“Neste momento, temos dois focos de tecnologia: desenvolver essas soluções e trabalhar com agências e anunciantes para que desenvolvam estratégias para se conectarem com os seus consumidores", afirmou Claudia Tozetto, gerente de comunicação da companhia.