Fabricante de trens tenta recolocar imagem no trilho
Investigada em 11 países por ações fraudulentas, que no Brasil pode fazer com que devolva cerca de R$ 1 bilhão aos cofres públicos por irregularidades no Metrô de São Paulo, a multinacional francesa Alstom quer recuperar a imagem perdida com uma ação global de comunicação desenvolvida e executada pela TBWACorporate, especialista em resolver imbróglios institucionais com o propósito de alinhar interesses com canais de mídia, governo, formadores de opinião online e, por exemplo, investidores. A ação foi batizada de We are Alstom e concentrada em mídia digitais e sociais, além de um concurso de fotos com teor promocional no Facebook e no Twitter: #AlstomIs.
Imagens iconográficas de 15 países, como o Cristo Redentor, que representa o Brasil, estão na campanha institucional da Alstom
“O objetivo da campanha é o foco exclusivo no mercado ferroviário, que a Alstom inicia agora, após a aquisição das áreas de energia pela General Electric, e refletir a importância do grupo nos cinco continentes que atua. Ela destaca o orgulho da Alstom em acompanhar a mobilidade, ligando pessoas e territórios por meio de tecnologia de ponta. É posicionar mais a Alstom para o grande público, ampliando o conhecimento além dos clientes e funcionários”, disse um porta-voz da empresa, que prefere não se identificar, em resposta à pergunta formulada pelo PROPMARK.
A Alstom utiliza na campanha 15 imagens de símbolos incontestáveis dos países nos quais mantém operações, entre as quais Torre Eiffel (França), Estátua da Liberdade (Estados Unidos), Cristo Redentor (Brasil), Ponte da Baía de Sydney (Austrália), Sagrada Família (Espanha) e Taj Mahal (Índia). A empresa atua em 60 países de cinco continentes e tem 32 mil funcionários.
Emmanuelle Châtelain, vi- ce-presidente de comunicação da Alstom, explica: “Com essa campanha institucional, a primeira em 10 anos, a Alstom, direcionada para transporte, proclama sua expertise em alto e bom som, ao mesmo tempo em que revela o poder de seu alcance internacional. Com a linha mais completa do mercado e sua presença global, a Alstom atende às necessidades de mobilidade das populações para se tornar a parceira preferida nas soluções de transporte”.