Facebook adquire serviço de mensuração da Microsoft
O valor da aquisição não foi revelado pelas empresas. As partes afirmaram apenas que tratou-se de um “acordo comercial”. Estima-se, porém, que a transação não tenha ultrapassado os US$ 100 milhões, tendo em conta que as demais ofertas recebidas pela Microsoft, que desejava vender a Atlas, giravam em torno de US$ 30 milhões e US$ 50 milhões.
Em comunicado à imprensa, o Facebook informou que o ambiente do marketing se tornou muito mais completo que há alguns anos e que isso força os anunciantes a flexibilizarem seus negócios em cada canal em que investem sua publicidade. “Muitos que anunciam no Facebook atualmente usam a Atlas, que tem sido uma parceira na mensuração de resultados desde junho. O acordo nos deixa ainda mais próximos de forma que tanto o Facebook quanto os clientes da Atlas sejam beneficiados. Os clientes não perceberão qualquer mudança no serviços fornecidos e nós continuaremos a inovar e a investir na plataforma”, indica a nota.
Ao site AdAge, o diretor de marketing de produtos do Facebook, Brian Boland, disse que o plano é fornecer mais ferramentas aos anunciantes da rede social que permitam uma melhor avaliação do alcance e da eficácia de suas campanhas. “É uma aquisição baseada na mensuração, não na construção de uma rede de anúncios”, disse Boland, que admitiu que a reputação da Atlas no mercado é de ter uma tecnologia antiquada. Por isso, continuou, o Facebook vai investir pesado na plataforma. “Estamos empolgados para dar o mesmo nível de foco e investimento à Atlas que demos às plataformas móveis no ano passado”, completou.
Não há informações, porém, se todos os anunciantes que usam o Facebook como espaço de publicidade terão acesso às novas ferramentas. Boland esclareceu apenas que a rede social continuará a dar suporte aos antigos clientes da Atlas em seus contratos — o que inclui a própria Microsoft.