Facebook recebe e investiga ataques de spam
Representantes do Facebook anunciaram, nesta quarta-feira (16), que deram início a investigações para descobrir a autoria de uma série de ataques de spam envolvendo a divulgação de imagens e vídeos com teor pornográfico e violento aos usuários da rede.
Segundo a empresa, um número considerável de pessoas recebeu as fotos e filmes em seu feed de notícias e se manifestou por meio da página de denúncias. A teoria é a de que os usuários possivelmente foram levados a executar um “javascript malicioso”, colando-o na barra de endereço URL. Dessa forma, começaram a compartilhar conteúdo ofensivo sem saber.
Para o especialista em segurança Paul Ferguson, o Facebook e outras ferramentas da web 2.0 são alvos fáceis para tal tipo de ataque porque exibem conteúdo de fontes externas. “Parece que todo dia há um tipo de ameaça no Facebook, mas isso é apenas a realidade da web 2.0 e das redes sociais”, declarou, em comunicado enviado pelo próprio Facebook.
“Proteger as pessoas que usam Facebook do spam e de conteúdo inapropriado é uma de nossas principais prioridades e estamos sempre trabalhando para melhorar nossos sistemas para isolar e remover material que viola nossos códigos”, acrescentou o porta-voz da empresa, Andrew Noyes.