Facebook reforça aposta em mobile e feed

As redes sociais desempenharam um papel importante no Brasil em 2013. Palco de opiniões e manifestações, o Facebook fervilhou em conteúdo. E para o próximo ano a aposta é na explosão do mobile, que vem crescendo em ritmo robusto. Segundo Camila Fusco, head de comunicação do Facebook no Brasil, mobile é tendência não apenas na proliferação de conteúdo, mas também em relação aos negócios. “O número de usuários de mobile cresceu 120%, saindo de 20 milhões para 44 milhões de pessoas”, diz Camila, que aponta que a evolução não é apenas nos smartphones – é possível segmentar mídia apenas para feature phones.

O Messenger 3.0 é claramente uma tentativa de ganhar esse mercado, e foi eleito pela executiva uma das três novidades de 2013, com o GraphSearch e o FB Home. O tipo de anúncio que mais cresceu neste ano foi o newsfeed. O próprio feed foi tema de polêmica neste ano, com a diminuição do alcance orgânico dos posts. Camila explicou o fenômeno pela alta oferta. “Temos cada vez mais conteúdo, então a competição fica mais acirrada e o alcance tende a diminuir. É similar ao que aconteceu com a TV paga, que aumentou os canais e, com isso, diminuiu o tempo de cada canal”, explicou.

“O anúncio é uma ferramenta para atingir esse público”, afirma a executiva, recomendando que a segmentação, e não o valor, é a chave para uma boa estratégia. “O importante é oferecer o produto certo para o público certo. Precisa diminuir a dispersão do anúncio”, conclui, apontando as novas ferramentas, como o FB Exchange, como aliadas para tal.