Facebook vai combater boatos sobre coronavírus

Em anúncio publicado esta semana em sua página no Facebook, Mark Zuckerberg anunciou medidas da rede social no combate ao novo coronavírus.

“Se você procurar coronavírus no Facebook, verá um pop-up que o direciona à Organização Mundial de Saúde ou à sua autoridade local de saúde para obter as informações mais recentes. Se você estiver em um país em que a OMS relatou transmissão de pessoa para pessoa, você também a verá no seu Feed de notícias. Dada a situação em desenvolvimento, estamos trabalhando com ministérios nacionais da saúde e organizações como a OMS, CDC e UNICEF para ajudá-los a obter informações precisas e oportunas sobre o coronavírus”, diz o CEO.

Pop-up que aparece quando usuário busca por “coronavírus” no Facebook (Reprodução/Facebook)

Ainda segundo Zuckerberg, o Facebook está oferecendo à OMS anúncios gratuitos na plataforma. “Também daremos suporte e milhões a mais em créditos de anúncios para outras organizações também e trabalharemos em estreita colaboração com especialistas globais em saúde para fornecer ajuda adicional, se necessário”, explica.

“Também estamos focados em interromper boatos e desinformação prejudicial. É importante que todos tenham um lugar para compartilhar suas experiências e conversar sobre o surto, mas, como nossos padrões da comunidade deixam claro, não é certo compartilhar algo que coloca as pessoas em perigo. Portanto, estamos removendo alegações falsas e teorias da conspiração que foram sinalizadas pelas principais organizações globais de saúde”, revela Zuckerberg.

A plataforma também está bloqueando anúncios que tentam explorar a situação. Empresas que, por exemplo, alegam que algum produto pode curar a doença.

“Podemos fazer mais para ajudar as pessoas a se sentirem menos isoladas e se ajudarem, e estamos trabalhando em algumas idéias que compartilharemos nas próximas semanas, mas, por enquanto, o foco está em retardar a propagação do surto em si”, resume o CEO do Facebook. Veja a íntegra do comunicado abaixo: