Fair chega ao mercado com projeto criado para Athletico Paranaense
Volume de sócios torcedores passou de cerca de 30 mil para 40 mil membros com campanha da Fair
Os 98 anos de história do Athletico Paranaense passam a ser contados pela recém-nascida Fair Creativity Shop. A parceria, feita com o clube em outubro de 2021, selou a criação da agência fundada pelo curitibano Juliano Ribas, que chega com a promessa de “entrar no mundo da criatividade sem fronteiras”, comenta Ribas.
Egresso da Lew’Lara\TBWA e TBWA\Media Arts Lab, o diretor de criação ainda passou por DPZ, EURO RSCG, JWT e Z+. Apple, Netflix, Vivo, Itaú, Sadia, GM, Bayer, Unilever e Friboi estão entre as marcas para as quais o publicitário já trabalhou ao longo dos 30 anos de uma carreira que encontra agora trilha própria.
“Fiz alguns projetos durante a pandemia, que indicaram o caminho para um formato de negócio baseado numa relação mais justa e próxima do cliente, capaz de garantir entregas multidisciplinares”, pontua Ribas. Trabalhos para Casa Natura Musical e Rede Globo, entre outros, foram maturados nesse período. Mas foi o Athletico Paranaense que cravou o nome da Fair no mercado.
“Esperamos fechar o ano com novas contas em prospecção, além de equipe e sede própria em 2023”, antecipa Ribas, que tem ao seu lado o diretor de atendimento e negócios Eric Oliveira. O executivo fundou a Ogilvy Healthworld e comandou a operação por mais de oito anos, entre outras agências. Além de transparência, a Fair remete para ideias que vão de campanhas a séries de TV, criação de games ou animação, aplicadas a diversas categorias de negócios. “Alcançar equilíbrio é o mais importante”, lembra Oliveira.
Após aumentar o número de sócios torcedores do Athletico Paranaense de cerca de 30 mil para 40 mil integrantes, a estratégia já mira outro título. Rumo ao centenário do clube, em 2024, a previsão é somar cem mil apaixonados pela marca. O plano embala o conceito Vem ferver, que utilizou o slogan Você no Caldeirão, mais quente o Furacão para atrair sócios torcedores com novos planos, pacotes e benefícios exclusivos.
Uma das sedes da Copa do Mundo do Brasil em 2014, o Estádio Joaquim Américo Guimarães, o Caldeirão, é a casa do rubro-negro, que ganhou a “maior campanha de publicidade da sua história”, destaca Mario Celso Petraglia, presidente do clube. Criatividade, comprometimento, estratégia e confiança foram decisivos para a escolha da Fair. A expectativa é de que o Athletico Paranaense se transforme em empresa até o fim do ano, conforme a lei da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), abrindo um novo patamar de investimentos. “É um novo momento”, frisa Ribas.
Com paródia da canção Bella Ciao, o filme lançado em abril convidava os atleticanos a apoiarem o time no Caldeirão. TV, spot, outdoor, mobiliário urbano, merchandising, mídia programática e conteúdo para YouTube e TikTok estavam no plano de mídia. Segundo o Ibope Repucom, o Athletico Paranaense tem mais de 3.333.640 inscritos entre TikTok, YouTube, Instagram, Facebook e Twitter, ocupando a 16ª posição entre os 50 clubes brasileiros estudados no primeiro semestre de 2022.
O volume de novos inscritos nas plataformas oficiais dos clubes aumentou 31% ante o mesmo período do ano anterior. No total, foram registrados 15,6 milhões de novos adeptos. “O público está cada vez mais jovem, familiarizado com games, metaverso, NFTs e todo o mundo virtual aproximado pela tecnologia 5G. É um caminho natural para destravar novas experiências”, aponta Ribas.