Falha da PwC no Oscar pode abalar reputação da auditoria

A PwC (PricewaterhouseCoopers) é responsável por auditar os resultados do Oscar há 82 anos e o erro ocorrido na apresentação da cerimônia do último domingo (26) pode colocar em risco a reputação da empresa. A premiação do Oscar, que acontece em Los Angeles, nos Estados Unidos, passou por uma saia justa no anúncio da categoria de “Melhor Filme”, quando ‘La La Land – Cantando Estações’ foi anunciada como vencedora, sendo a estatueta, na realidade, para a produção ‘Moonlight’.

O sócio da companhia, Brian Culliman, foi o responsável por entregar o envelope errado ao apresentador Warren Beatty (nele continha o resultado de ‘Melhor Atriz’, dado a Emma Stone, de La La Land). Confusos, ele e Fary Dunaway leram o vencedor errado e dois minutos se passaram até que o erro fosse corrigido.

Depois do episódio, a imagem da companhia, que está entre as quatro grandes empresas de auditoria do mundo (PwC, Deloitte, KPMG e EY), pode ter se abalado segundo análise do mercado. Especialistas afirmam que é a PwC que dá credibilidade ao processo de divulgação do resultado, pois é responsabilidade da consultoria entregar os envelopes com os nomes dos vencedores. A empresa se pronunciou sobre o assunto divulgando um comunicado onde se desculpa pelos erros e desvios de protocolos que aconteceram na cerimônia.

“A PwC US assume total responsabilidade pelo equívoco e pela falha no cumprimento do protocolo estabelecido na entrega do Oscar na noite de domingo. O sócio da PwC US Brian Cullinan erroneamente entregou o envelope reserva com o resultado da categoria de melhor atriz, em vez do que continha o resultado de melhor filme, aos apresentadores Warren Beatty e Faye Dunaway. Após cometido o erro, o protocolo para corrigi-lo não foi seguido com a prontidão necessária por Cullinan ou sua sócia.

Pedimos as mais sinceras desculpas pelo constrangimento causado ao elenco e a toda equipe dos filmes “La La Land” e “Moonlight”. Também pedimos sinceras desculpas a Warren Beatty, Faye Dunaway, Jimmy Kimmel, à rede ABC e à Academia, os quais não tiveram nenhuma responsabilidade pelo erro cometido. Queremos agradecê-los profundamente pela gentileza e profissionalismo com que conduziram uma situação tão difícil.

Nos últimos 83 anos, a Academia de Artes Cinematográficas confiou à PwC a integridade do processo durante a cerimônia de entrega dos prêmios e na noite do último domingo, lamentavelmente, falhamos em nosso compromisso.”

A Academia de Hollywood, responsável pelo Oscar, também divulgou um posicionamento sobre o assunto.

“Lamentamos profundamente os erros cometidos durante a apresentação da categoria de Melhor Filme durante a cerimônia do Oscar de ontem à noite. Pedimos desculpas a todo o elenco e equipe de “La La Land” e “Moonlight”, cuja experiência foi profundamente alterada por esse erro. Saudamos a tremenda graça que exibiram sob as circunstâncias. Para todos os envolvidos – incluindo os nossos apresentadores Warren Beatty e Faye Dunaway, os cineastas, e os nossos fãs assistindo no mundo inteiro – pedimos desculpas.

Nos últimos 83 anos, a Academia confiou à PwC [empresa de auditoria] o tratamento do processo crítico de tabulação, incluindo a entrega precisa dos resultados. A PwC assumiu total responsabilidade pelas violações dos protocolos estabelecidos que ocorreram durante a cerimônia. Passamos a noite passada e hoje investigamos as circunstâncias e determinaremos quais ações são apropriadas para o futuro. Estamos firmemente empenhados em defender a integridade do Oscar e da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.”