Família de Gugu lança campanha para doação de órgãos
Em 21 de novembro de 2019 um trágico acidente doméstico em Orlando, Florida, Estados Unidos, tirou de cena o apresentador Gugu Liberato, aos 60 anos. Atendendo a uma vontade dele, seus órgãos, tecidos e ossos foram doados e segundo a Our Legacy, instituição que cuidou de todos os trâmites referentes à retirada, conservação e intermediação com os pacientes necessitados, cerca de 50 pessoas foram beneficiadas com este ato.
Agora, a família de Gugu lança uma campanha que pretende incentivar as pessoas a seguirem o exemplo de Gugu declarando-se doadoras.
Informações do Registro Brasileiro de Transplantes dão conta que, em 2019 a taxa de doadores efetivos no Brasil cresceu 6,5%. A grande divulgação na mídia nacional sobre a doação dos órgãos e tecidos de Gugu Liberato, na Flórida, foi um fator decisivo para esse crescimento.
No Brasil, 41.455 pessoas aguardam por um órgão (dados do primeiro semestre de 2020). Somente no primeiro semestre de 2020, 1384 pessoas morreram durante essa espera. A negativa familiar é um dos principais motivos para que um órgão não seja doado no país. Uma das razões para essa recusa é a falta de conhecimento sobre o que é a morte encefálica, além de outros mitos relacionados à doação de órgãos.
Em um comercial para TV e internet, João Augusto, Marina e Sofia Liberato, filhos do apresentador, Maria do Céu, mãe, Aparecida e Amandio Augusto, irmãos, convidam a população à se declararem doadoras e dividem a sua experiência de autorizar a retirada dos órgãos em um momento tão difícil.
Além do vídeo, a campanha Gugu Vive conta com banners digitais e um filtro de Instagram que será divulgado para motivar as pessoas a postar em seus storys e marcar suas respectivas famílias para que estejam cientes dessa escolha. Todo material promocional será enviado aos meios da comunicação (emissoras de TV, portais, sites e blogs, rádios, jornais, revistas) com um pedido de engajamento como apoiadores.
Todos os profissionais envolvidos na campanha Gugu Vive trabalharam como voluntários. Assim foi possível a criação, organização, produção de áudio, vídeo e material gráfico sem custo algum.