Famosos posam como animais vítimas de exploração em campanha

Divulgação

Luan Santana é uma das celebridades na campanha

A ONG Ampara Animal, com a participação de personalidades como Bruno Gagliasso, Giovanna Ewbank e Luan Santana, lançou esta semana a exposição Sinta na Pele. Trata-se de uma série de imagens em que diversos nomes do meio artístico posam como animais vítimas de exploração. Jacques Dequeker é o responsável pelas fotos dos treze artistas que fazem parte da ação. O objetivo é criticar a realidade em que inúmeros animais se encontram com o tráfico, a caça e o abandono.

Além das fotos, um vídeo com a realização da Parakino, e com direção de Diego Freitas e trilha sonora de Ed Cortês, foi produzido para a campanha que coloca as pessoas no lugar dos animais para que, assim, elas enxerguem, vivenciem e, de fato, “sintam na pele” o descaso e negligência vividos diariamente por diversas espécies, que vão de pets a animais silvestres.

Segundo a ONG, indústrias como a da moda, do Carnaval e do comércio animal ferem e prejudicam milhões de animais todos os anos. A lição que a exposição pretende deixar é a de evolução e de empatia não apenas com a espécie humana, mas com todas as outras. As imagens procuram chocar o público ao inverter a realidade e os papéis entre humanos e animais, que sofrem constantemente com uma tortura comum e rotineira, que não choca a sociedade como deveria. As fotos apresentam uma realidade hipotética com o sofrimento do ser humano em evidência.

“Desenvolvemos essa campanha há 3 anos e estávamos aguardando o momento certo de lançá-la. Diferente de todas as nossas produções anteriores, que sempre foram suaves e buscavam conscientizar pelo amor, dessa vez a Ampara vem com uma abordagem mais direta e polêmica, mostrando explicitamente diversas formas de exploração às quais os animais são submetidos diariamente. Muitas vezes precisamos de um choque de realidade para mudarmos nossas ações. Causar incômodo e reflexão é a nossa intenção. Fazer com que as pessoas se coloquem no lugar dos animais e se tornem mais humanas.” Declara Juliana Camargo, CEO da AMPARA Animal.

Veja:

Animais explorados – Crianças na vitrine

Animais encarcerados – Lea T

 

Animais abandonados – Thaila Ayala

Animais acorrentados – Bruno Gagliasso

Animais humanizados – Giovanna Ewbank

Animais torturados – Laura Neiva

Animais confinados – Ellen Jabour

Animais traficados – João Vicente de Castro

Animais depenados – Fernanda Paes Leme

Animais escalpelados – Fernanda Tavares

Animais engaiolados – Luan Santana

Animais violentados – José Loreto e Rômulo Arantes Neto

Animais caçados – Fiorella Mattheis