Fátima participa pela primeira vez de uma campanha publicitária

 

Criador de grandes personagens da propaganda brasileira, o publicitário Washington Olivetto, chairman da WMcCann, está entusiasmado com o resultado da campanha que acaba de desenvolver para a Seara, do Grupo JBS, que traz como garota-propaganda a apresentadora global Fátima Bernardes. Em uma só tacada, ele conseguiu deixar o novo cliente satisfeito e persuadir a amiga que, dois anos após deixar a bancada do “Jornal Nacional”, participa pela primeira vez de uma campanha – a Rede Globo não permite que os jornalistas da casa façam publicidade, mas agora Fátima é ligada ao núcleo de entretenimento.

Olivetto conta sobre os bastidores da negociação com orgulho. “Sou amigo da Fátima e do William Bonner (marido da jornalista) há muitos anos. A Fátima tinha comentado comigo, meio que pedindo um palpite, que gostaria de fazer publicidade agora que trocou de núcleo na Globo. Mas ela me disse que preservava muito sua imagem e queria saber o que eu achava daquilo e como ela poderia julgar uma proposta. Eu disse que ela tinha um patrimônio incrível de credibilidade e que deveria ser cuidadosa. E me coloquei à disposição para ajudá-la em qualquer dúvida ou proposta que recebesse. Quando a gente ganhou a conta da Seara [em novembro do ano passado], na primeira reunião de briefing a empresa deixou claro que queria falar com a mulher moderna, contemporânea, independente. Vi que tinha de buscar credibilidade. Na hora eu pensei na Fátima. Só não quis falar na reunião com o cliente para não parecer que era uma solução repentista”, ressalta.

Segundo ele, quando voltou para a agência após a reunião com a Seara, falou para a equipe de criação que não tinha dúvida de que havia personagem para a campanha, “porque com a Fátima poderíamos ter a somatória da credibilidade do jornalismo com a sedução da propaganda”. “Mas para não parecer preguiça, disse a eles que íamos desenvolver três campanhas diferentes, uma com a Fátima e outras duas com outros caminhos. As três campanhas eram boas, mas ficava evidente que em termos de eficiência a campanha com a Fátima era disparada a melhor. Na reunião com a Seara, eu comentei que tínhamos três campanhas e que a minha favorita era a com a Fátima. Eu tinha intuitivamente a certeza disso. Liguei para a Fátima e marquei um encontro no Rio de Janeiro. Ela leu os roteiros e adorou. Outro detalhe é que ela gosta de cozinhar”, completa ele.

O publicitário não revela o valor do contrato da Seara com a apresentadora, mas diz que certamente é muito dinheiro. “É a primeira vez que ela faz campanha e isso tem um valor único. Claro que ela gostou de ganhar dinheiro, mas ela está feliz de fazer também. Fátima será porta-voz da Seara, que tem uma extensa linha de produtos. Fizemos a cozinha do filme parecida com a dela. Tem até uma coincidência: a cor da Seara é vermelha e a cozinha dela também tem vermelho. Tivemos vários cuidados, como alugar uma casa perto da dela para realizar as filmagens, para que fosse o mais confortável possível para ela”, explica.

A apresentadora do “Encontro com Fátima Bernardes” já havia recebido antes dezenas de propostas para participar de campanhas publicitárias, mas recusou. O contrato inicial da Seara com a apresentadora é de dois anos. Só em 2014, ela deve fazer no mínimo cinco ou seis filmes para a marca. “Este primeiro é sobre a linha de produtos Seara. Depois vamos ter filmes individuais, com a lasanha, o presunto e assim por diante. O Grupo JBS é um grande investidor em propaganda. A filosofia deles é: deu certo, coloca mais mídia”, destaca Olivetto.

Experimente

No campo dos negócios, está evidente que a Seara, que se posiciona como uma marca de alimentação prática e nutritiva, busca fazer frente à Sadia. “Queremos deixar claro com a campanha que a Seara tem uma linha enorme de produtos, pois até agora as pessoas pensavam na marca só com relação ao frango, porque é uma das maiores processadoras de aves do país. A Fátima experimentou todos os produtos”, diz o chairman da WMcCann.

O mote da nova campanha é “Experimente Seara. A qualidade vai te surpreender. Seara é tudo de bom”. Olivetto destaca que o comercial faz um paralelo entre a mudança de carreira feita por Fátima e o convite para que o consumidor, mesmo satisfeito com suas escolhas atuais, também se abra para o novo, se deixando assim surpreender pela qualidade dos produtos Seara.

No filme, a apresentadora diz: “Pela primeira vez, você está me vendo num comercial de televisão. Sabe por quê? Porque mesmo satisfeita, a gente pode experimentar coisas novas. Você sabe que eu passei anos fazendo algo que eu gostava muito. Até que decidi mudar. Mesmo estando feliz… Mas voltando ao comercial, eu estou aqui falando da Seara, porque acredito que a Seara tem a ver com boas mudanças. Veja bem: na vida, o bom, o gostoso nunca é único… Na próxima vez que você for comprar frango, presunto, peito de peru, pizza, salsicha, linguiça, lasanha… compre produtos Seara. Tenho certeza que como eu, você vai se surpreender. E descobrir que Seara… é tudo de bom”.

A campanha é composta de filmes, anúncios para mídia impressa, ações de internet, mídia exterior e rádio. A produção do comercial é da Cine Cinematográfica, com direção de Clovis Mello e Cristina Vida. Assista aqui ao comercial.