Faturamento das agências digitais aumentou 28,9%
AAbradi (Associação Brasileira das Agências Digitais) divulgou nesta terça-feira (21), o resultado da segunda edição do Censo das Agências Digitais. A pesquisa foi feita através de um questionário online respondido por mais de 150 agências, inclusive empresão não filiadas á associação. Os dados coletados foram cruzados com informações do Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do do Índice Alpha.
O Censo mostra um crescimento do número de agências digitais de 2.275 para 2.518, um aumento de mais de 10% em relação ao ano anterior. De acordo com o estudo, o valor faturado pelas agências digitais foi de R$ 974 milhões (sem considerar os investimentos em mídia), representando um crescimento de 28,9% em relação a 2009. A criação de websites continua sendo a principal atividade das empresas. Houve aumento de projetos para redes sociais e mobile marketing. O Censo da Abradi revela que o setor emprega 23 mil pessoas, tendo aumentado esse número em 10,7% em relação a 2009.
O presidente da Abradi, Cesar Paz, avalia que os dados do Censo confirmam crescimento do setor de comunicação digital e o aumento da representatividade das pequenas e médias agências digitais. “Somados os dados de faturamento das agências em serviços, compra de mídia e o Search Engine Marketing temos um setor que movimentou cerca de R$ 3 bilhões da economia brasileira”, ele estima.