Faturamento do Grupo WPP aumenta 5%
O grupo WPP divulgou hoje em Londres resultados do primeiro semestre de 2007 encerrado no último dia 30 de junho. O faturamento mundial aumentou cerca de 5% atingindo 15,08 bilhões de libras, cerca de US$ 30,16 bilhões. Lucro aumentou 2,9% atingindo 181,9 milhões de libras, ou cerca de US$ 362 milhões.
O grupo, que controla mais de uma centena de empresas ligadas ao mercado de comunicação, entre elas as redes de agência de publicidade JWT, Y&R e Ogilvy, registrou um crescimento médio de 8% e segundo comunicado, houve crescimento em todas as regiões nas quais ele atua. Houve três faixas de crescimento: as maiores taxas são dos mercados da região Ásia Pacífico, América Latina, África, Oriente Médio, Europa Central e Oriental. As menores são do Reino Unido e Europa Continental, com Espanha e América do Norte entre as duas faixas de crescimento. Nos Estados Unidos, o crescimento do WPP no primeiro semestre foi acima de 8%. Na América Latina, foi de 12% enquanto no Reino Unido, ficou em 3,7%. Faturamento com novos negócios no primeiro semestre está estimado em 1,5 bilhão de libras ou US$ 3 bilhões. Cerca de 53% do fatruamento vieram de publicidade e gerenciamento de mídia.
Desde o surgimento do WPP,em 1985, ou seja, há 22 anos, executivo do grupo, presiido por Martin Sorrell, vêem o mercado publicitário em três fases distintas: “A primeira, há 15, 20 anos, como David Ogilvy diria foi a era da Grande Idéia. Isso ainda é importante hoje porque as grandes idéias precisam diferenciar os produtos e serviços do clietne tanto de forma tangível quanto intangível. Na segunda fase, há cerca de dez anos, nós vimos o começo do crescimetno e da concentração do planejamento e da compra de mídia que é o que chamamos de gerenciamento de mídia e finalmente, estamos testemunhando a terceira era – a aplicação da tecnologia na qual a ciência está sendo crescentemente aplicada nos serviços de marketing e publicidade.” Marcello Queiroz – de Londres