FCA cria espaço de inovação com foco no trabalho colaborativo

Novo Hub da FCA ( (Divulgação/Leo Lara)

A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) anuncia o Hub FCA, espaço localizado no Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG), formado por funcionários das mais diferentes áreas da empresa e parceiros.

“O Hub FCA é o ponto de encontro de pessoas, gerações e culturas, inspirado em uma estrutura de rede, sempre com o olhar atento às tendências do consumidor. Surgiu da necessidade de repensar a forma como trabalhamos internamente nosso planejamento não só do produto, mas do conceito de experiência”, destaca o diretor de portfólio, pesquisa e inteligência competitiva da FCA para a América Latina, Breno Kamei.

Na prática, o novo espaço tem o propósito de guiar a FCA na busca por novos territórios, mercados e modelos de negócio. “Hoje, quando multiplicamos nossa presença não só dentro da fábrica, mas junto a outros empreendedores, criativos e empresas, aumentamos o nosso poder de consciência”, completa Mateus Silveira, gerente de inovação e conectividade de produto da FCA.

Para conectar-se a múltiplos saberes, o Hub FCA nasce com duas células. Além de Betim, possui também com uma estrutura na unidade do WeWork de Belo Horizonte.

“Queremos compartilhar nossas competências, mas também encontrar outras que, quando combinadas, fazem surgir novas ideias relevantes, que conversem com as tendências do nosso consumidor”, destaca Gustavo Delgado, coordenador de inovação e conectividade da FCA. Em 2020, está prevista expansão para outros estados.

Atuação

Espaço criado em Betim (Divulgação/Leo Lara)

No Hub FCA, há duas formas de atuação, que caminham lado a lado: estruturada e não-estruturada. Na estruturada, a interação com outras empresas e startups ocorre de forma planejada, a partir de formatos, métodos e processos bem definidos. A outra forma tem foco em dar oportunidade ao acaso. “Queremos provocar o sistema a pensar e fazer diferente, trazendo mais agilidade para a organização. Estamos aprendendo que existem processos internos que precisam ser quebrados e que há diferentes formas de trabalhar e de enxergar o futuro da nossa indústria”, diz Breno Kamei.

Além de realizar pesquisas de mercado, perfis de consumidores e análise de tendências, orientando os times de Engenharia, Design, Mopar, ICT, entre outras áreas, no desenvolvimento de novos produtos e serviços, uma das áreas de atuação do Hub é a conectividade.

O desafio é ressignificar o carro como uma plataforma aberta de desenvolvimento, como já acontece com os dispositivos móveis. “Algumas soluções já conhecemos, outras ainda estamos por conhecer. Por isso, a necessidade de fomentarmos encontros no HUB, para alimentar a criatividade e gerar insights para fazer o futuro acontecer”, explica Gustavo Delgado.

“O mundo é plural e tem vozes diversas. O Hub FCA traz uma velocidade de reação e de aprendizado mais próximo daquilo que nosso consumidor espera”, conclui Breno Kamei.