FCB Brasil realiza exposição com campanhas estranhas

Uma das exposições mais procuradas de São Paulo, O mundo de Tim Burton, em cartaz no MIS (Museu da Imagem e do Som), ganhou reforço da FCB Brasil que resolveu ocupar o foyer do espaço para realizar a mostra paralela O estranho nos atrai, que contempla 40 campanhas publicitárias. Elas exploram o inusitado, o estranho e até o mundo normal. O projeto estará aberto ao público sem cobrança de ingressos até o próximo dia 8 de maio. 

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Rui Piranda: “A filmografia do Tim Burton nos inspirou a olhar para campanhas publicitárias e perceber como o ‘estranho’ também pode atrair e mudar”

O conteúdo inclui, por exemplo, ações como Inglorius fruits and vegetables, uma criação da francesa Marcel para o seu cliente Intermarché, que mostra hortifrútis desfigurados. Peras, maçãs e berinjelas de aspecto ruim, que normalmente seriam destinadas ao lixo, volume que chega a 300 milhões de toneladas por ano em todo o mundo, passaram a ser vendidas com preço 30% inferior nas gôndolas da rede. Essa campanha ganhou Leão de Ouro na área Direct Lions do Festival de Cannes em 2014.

Outro trabalho é Be true to your pleasure, que leva a assinatura da Lola Madrid para o seu cliente Magnum, marca de sorvete da Unilever. Parece filme de Almodóvar com o propósito de mostrar que, independentemente da situação, todos têm direito ao prazer. A campanha Life vest inside Kindness Boomerang, embalada pelo reggae One day, mostra a generosidade como algo estranho e surpreendente. O storytelling é um sequencial com um skatista que recebe socorro, que ajuda uma velhinha com as compras, e até um inimaginável coxinha ajudando alguém a carregar a sua mala.

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Rui Piranda: “A filmografia do Tim Burton nos inspirou a olhar para campanhas publicitárias e perceber como o ‘estranho’ também pode atrair e mudar”

Entre os comerciais brasileiros incluídos estão Não basta ser pai, tem que participar, criado pela DM9 de Duda Mendonça, e Isso é estúpido, da FCB Brasil para a aguardente Sagatiba.
“A filmografia do Tim Burton nos inspirou a olhar para campanhas publicitárias e perceber como o ‘estranho’ também pode atrair e mudar (para melhor) o comportamento de milhões de pessoas. Eu, particularmente, assisti a todos os filmes do Tim e percebo que o padrão ‘estranho moralizante’ se repete inúmeras vezes”, explica Rui Piranda, diretor-executivo de criação da FCB e curador do evento.