FCB Interface cria semáforos que demoram se pessoa buzina
A FCB Interface assina a campanha Punishing Signal (“Semáforo que Pune”) em Mumbai, na Índia.
Segundo a agência, a população local buzina mesmo com o farol vermelho. Usando humor e tecnologia, a iniciativa tem o objetivo de combater o problema das buzinas na cidade.
Sensores de decibéis foram conectados aos semáforos em toda a cidade-ilha. Quando o nível de decibéis excede o nível de 85 dB, o temporizador do semáforo reinicia a contagem, forçando as pessoas a esperar mais tempo pela luz verde: “buzine mais, espere mais” diz o conceito.
Madhukar Pandey, Jt. comissário de trânsito, polícia de Mumbai, afirma que além de ser um hábito ruim, buzinar sem necessidade é um ato de indisciplina no trânsito. “Infelizmente, muitos buzinam indiscriminadamente. As buzinas causam poluição sonora, machucam os ouvidos, aumentam o ritmo cardíaco, criam confusão no trânsito e geram estresse. Essa pequena experiência é uma das muitas tentativas do Departamento de Trânsito de Mumbai de aumentar a disciplina nas ruas da cidade”, explica.
Como parte da campanha, a primeira parte da ativação foi testada emcruzamentos importantes e de tráfego intenso na cidade, como CSMT, Marine Drive, Peddar Road, Hindmata e Bandra.
Robby Mathew, chief creative officer da FCB Interface, fala sobre a ação. “Um semáforo que pune gentilmente as pessoas que buzinam sem necessidade me pareceu uma boa ideia.”
Rohit Ohri, group chairman e CEO do FCB Group, conta que há muitos anos a agência faz parcerias com a Polícia de Mumbai. “A poluição sonora é um grande problema nas nossas cidades. Essa nova iniciativa é uma fantástica solução criativa para aumentar a conscientização e promover uma mudança de comportamento nos motoristas.”