Federação veta transmissão ao vivo de jogo via Youtube

O clássico entre Atlético Paranaense e Coritiba, no último domingo (19), na Arena da Baixada, ficará marcado na história do futebol brasileiro, apesar de sequer ter ocorrido. Pela primeira vez, uma partida ao vivo seria transmitida de forma independente e exclusiva via internet, mas por proibição da Federação Paranaense de Futebol (FPF), o jogo acabou não acontecendo.

Segundo lideranças dos clubes, a entidade alegou que a partida não poderia ser veiculada gratuitamente por meio dos canais dos clubes no Youtube e Facebook porque haveria um contrato com a Rede Globo que veta a transmissão. Em sua defesa, os clubes alegaram que não venderam seus direitos para a emissora, uma vez que não aceitaram o valor de R$ 1 milhão pela veiculação da partida.

Em nota oficial, o grupo Globo lamentou a não realização da partida e negou ter tido qualquer interferência em seu cancelamento. ”O Grupo Globo não tem contrato vigente com Atlético-PR e com o Coritiba nesta edição do campeonato paranaense. Portanto não temos interferência na decisão dos clubes e da Federação de não realizar a partida. Entendemos que cabe aos clubes dispor livremente dos direitos nos jogos em que se enfrentam, e estávamos cientes inclusive da transmissão via Internet”.

Também por meio de nota oficial, a FPF responsabilizou os clubes pela não realização da partida, alegando que eles desobedeceram a ordem do árbitro de retirar seus profissionais contratados para fazer a transmissão via internet. Segundo a entidade, eles não estavam credenciados com 48 horas de antecedência como pede o regulamento e por isso não poderiam estar em campo.

A entidade negou ainda que tenha questionado a transmissão via internet, “entendendo que não havia qualquer tipo de impedimento para sua realização, inclusive acompanhou atentamente a iniciativa dos clubes nesse novo meio de transmissão”.

Sem acordo entre FPF e os clubes, a partida acabou sendo cancelada após 40 minutos. Naquele momento, mais de 30 mil pessoas estavam conectadas via Facebook e outras 40 mil pelo Youtube, além dos cerca de 20 mil torcedores que compareceram ao estádio.

A veiculação via streaming não é novidade no exterior. Diversas ligas e campeonatos no mundo, como a Copa do Rei da Espanha, já funcionam dessa maneira.