O YouTube fez vai transmitir uma live de 5 horas sobre a Black Friday, com apresentação de Felipe Neto.

A transmissão feita no YouTube Space Rio será exibida simultaneamente em oito canais, no período de 21h de 28 de novembro (quinta-feira) e 2h de 29 de novembro (sexta-feira).

Atração será produzida pela Play 9, empresa de criação de conteúdo e produção audiovisual que pertence ao youtuber e aos empresários João Pedro Paes Leme e Marcus Vinícius Freire, e coproduzida pela Dia Estúdio.

Além de Neto, youtuber convidados vão participar do “Show da Black Friday”, que segue modelo de transmissões ao vivo do YouTube no Brasil, como o Debate Presidencial nas Eleições de 2018 e a Parada LGBTQIA+.

A ideia é criar um programa que mistura entretenimento e promoções exclusivas para aproveitar o alcance do YouTube, que tem mais de 2 bilhões de usuários no mundo e audiência mensal de mais de 100 milhões de brasileiros, de acordo com a ComScore.

Entre os canais que vão transmitir o evento estão o Canal Nostalgia, do YouTuber Felipe Castanhari, e o Desimpedidos, de futebol. João Pedro Paes Leme, sócio-fundador da Play9, comenta a ação. “Tenho a convicção de que o formato vai entrar para a história do audiovisual no Brasil. Essa mistura de entretenimento e oportunidades para as marcas representa uma evolução do branded content”, explica.

Antonio Abibe, líder de branded content do Google Brasil, comenta que a relação dos youtubers com seu público é única, já que seus milhões de inscritos foram conquistados de forma orgânica. “Essa audiência, somada à paixão do brasileiro por entretenimento, faz do YouTube a plataforma ideal para produções ambiciosas como o Show da Black Friday”, afirma.

Na live, serão apresentadas análises sobre as tendências de consumo na busca do Google relacionadas à Black Friday. “Ao levar esses insights para o Show da Black Friday, queremos proporcionar uma nova experiência para marcas e consumidores”, explica.

“Tenho a convicção de que o formato vai entrar para a história do audiovisual no Brasil. Essa mistura de entretenimento e oportunidades para as marcas representa uma evolução do branded content”, explica João Pedro Paes Leme, sócio-fundador da Play9.

Segundo o Google, as buscas pela Black Friday estão acima do ano anterior: a quatro semanas do evento, o volume total de buscas relacionadas à data era 68% superior ao registrado no mesmo período de 2018.

Entre as marcas que vão participar estão Americanas.com, Adidas, Carrefour, Etna, Chevrolet e PicPay. “O Show da Black Friday é uma oportunidade de nos conectarmos com os consumidores de uma forma inovadora e criativa em um período marcado por campanhas primordialmente comerciais”, comenta Felipe Savone, gerente sênior de marca da Adidas no Brasil.

Silvana Balbo, diretora de marketing do Grupo Carrefour Brasil, destaca o alcance e a relevância do YouTube como um espaço de oportunidades de venda para esta Black Friday. “Sabemos que o brasileiro está cada vez mais digital e por isso desejamos chegar até ele de forma inovadora e dinâmica em um momento tão importante do nosso calendário promocional”, diz

A Chevrolet lembra que foi a primeira marca da indústria automotiva a realizar uma promoção de Black Friday em 2012. Bruno Campos, diretor de marketing digital, comenta a evolução. “Nesses cinco anos, as vendas vêm crescendo no período, que hoje já o segundo melhor momento de vendas do ano para a marca. E as vendas originadas no ambiente digital representam cerca de 30% do total de transações realizadas durante a Black Friday”, diz.

Para Daniela Maia, diretora executiva da Etna, o Show da Black Friday veio para coroar um projeto que começou no início do ano, com a virada da plataforma de e-commerce, implantação de iniciativas omnichannel e produtos em 3D. “Acreditamos que esta iniciativa com o YouTube permitirá que mais consumidores do segmento de casa e decoração possam ter acesso ao melhor do design com preços acessíveis, por meio de uma experiência diferenciada”, explica.