Fenapro aponta desenvolvimento dos mercados regionais

Os mercados regionais apresentaram crescimento acima da expectativa do setor publicitário em 2010, e devem manter o ritmo de expansão no volume de investimentos no ano que vem. A tendência foi apontada pelos presidentes dos Sinapros (Sindicatos das Agências de Propaganda) de diversos Estados brasileiros, após a reunião de final de ano promovida pela Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda), realizada na última semana.

Na média, o crescimento deve se situar entre 10% e 15%, com algumas localidades ultrapassando a margem. “A ascensão das classes C e D deu importante impulso para o desenvolvimento dos mercados regionais e, consequentemente, ao negócio das agências instaladas nos diversos Estados”, destaca Ricardo Nabhan, presidente da Fenapro. Outra tendência das agências locais é sua movimentação em busca de parcerias, bem como associações que permitam fortalecer a estrutura de seus negócios.

Segundo relatos dos representantes dos Sinapros, um movimento relevante foi o surgimento de novos anunciantes. O setor imobiliário e o varejo foram responsáveis pelo maior crescimento no volume de investimento este ano, concentrando números expressivos de novos investidores.