Fenapro e Sinapros fazem live sobre "Lei das Fake News"

Na quarta-feira (16), às 9h, acontece uma live do Chacoalha, plataforma de conteúdo lançada pela Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda) e os Sinapros (Sindicato das Agências de Propaganda), que busca debater temas relevantes com especialistas para orientar agências, profissionais e marcas nesse momento de crise.

Este episódio tem o tema “Lei das Fake News: A proposta da Coalizão das 27 entidades da comunicação”. Participam Dudu Godoy, presidente do Sinapro SP e vice-presidente da Fenapro; Mario D’Andrea, presente da Abap e ex-presidente da Dentsu Brasil; e Marcelo Bechara, diretor de relações institucionais e regulação de mídias do Grupo Globo.

As inscrições podem ser feitas por formulário.

O documento assinado por 27 instituições destaca a valorização do jornalismo, da publicidade nacional e de práticas responsáveis e transparentes no combate às fake News

Eles protocolaram em agosto uma correspondência destinada ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). No documento, é solicitado apoio da Câmara a uma série de aspectos do projeto de lei de combate às chamadas fake news (PL 2630/20).

A proposta da coalizão destaca a necessidade de aplicação da legislação e ressalta a importância da valorização do jornalismo profissional – o que inclui a remuneração dos conteúdos jornalísticos digitais – e da publicidade nacional.

O material também enfatiza a obrigatoriedade da liberdade com responsabilidade e transparência total das operações online, com simetria da aplicação de regras às empresas que atuam como mídia, incluindo as redes sociais, os aplicativos de mensagens e os motores de busca.