Fescher se destaca com hiper-realismo
Uma boa ilustração faz toda a diferença. A máxima se aplica ao trabalho de ilustração desenvolvido pelo Fescher Neoilustração, reconhecido nacional e internacionalmente. O estúdio, fundado em 1995 em Porto Alegre e comandado por Marcelo Pferscher, atende clientes como Basf, Lojas Renner, Nestlé, Ambev, Rede Globo, Tramontina e muitos outros. “O nosso papel é dar suporte para as agências de publicidade e estúdios de design, sobretudo no que diz respeito à criação de ilustrações”, diz Pferscher.
O estúdio Fescher possui imagens em várias publicações internacionais como a Exposé, Archive, 200 Hundred Best Illustrators Worldwide, 3D World e 3D Artist. Também é o estúdio mais premiado do Rio Grande do Sul.
O foco é a ilustração com especialidade de desenvolver imagens ricas em detalhes de três tipos: hiper-realismo, cartoon e artístico. Um dos recentes trabalhos é o anúncio “Corredor da Morte” da Basf, criado pela agência e21, para o inseticida Tenopa, um produto que age em uma série de diferentes pragas. Inspirada no cenário do corredor da morte de clássicos como “12 homens e uma sentença” e “Os 12 condenados”, a campanha “condena” 12 pragas-alvo do produto. A ideia é mostrar, através da imagem, as pragas presas em celas no corredor que leva à sentença final: Tenopa. A ilustração mostra todas as pragas que o produto combate, como baratas, pulgas, aranhas-marrons, percevejos-de-cama, mosquitos, moscas, carrapatos, escorpiões, traças, cascudinhos, barbeiros e formigas.
A equipe do estúdio de ilustração inicia o trabalho fazendo um estudo aprofundado da anatomia de cada animal, no caso dos insetos, com atenção a patas, olhos segmentados, carapaças, antenas e pinças para a partir de então dar o realismo à cena. “Estudamos profundamente cada animal antes de começar o trabalho. Os trabalhos mais complexos têm valor agregado maior”, conta. “Mesmo com toda a tecnologia, é importante ter domínio da técnica, saber como faz e ter conhecimento acadêmico. Estamos sempre estudando e nos atualizando”, explica Marcelo Pferscher.
Com uma equipe de nove pessoas, composta por artistas multidisciplinares com versatilidade de traços e estilos, o estúdio a partir de abril de 2015 vai prospectar o mercado de São Paulo através de um profissional de atendimento que ficará sediado na capital paulista. “Estamos prontos para atender o mercado de São Paulo”, diz. “Costumamos treinar pessoas internamente para poder expandir, pois nosso crescimento está atrelado à mão de obra especializada e não tem no mercado”, finaliza Pferscher.