ComKids apresenta conteúdo lúdico

Quando define o tom das produções apresentadas em edições anteriores do Festival ComKids – Prix Jeunesse Iberoamericano, Geraldo Leite, sócio-diretor da Singular Arquitetura de Mídia, responsável por trazer o projeto ao país ao lado do Midiativa (Centro Brasileiro de Mídia Para Crianças e Adolescentes), frisa: “a maneira como descrevemos o ambiente familiar e revelamos sentimentos sempre foi mais quente, se comparada à da maioria dos países da Europa e aos Estados Unidos. Por outro lado, em locais onde a língua mãe é o português ou o espanhol, sempre há carência de produções adequadas à cultura original. Somos bombardeados por filmes, séries e programas nos moldes do chamado ‘Norte’, por isso acredito que uma iniciativa como o ComKids
”.

Essa representação estará mais uma vez em destaque na capital paulista, entre os dias 1º e 9 de junho, na terceira edição do evento a ser realizada no país. A programação inclui uma mostra aberta ao público, apresentação dos melhores projetos, workshops e uma jornada de negócios para o mercado audiovisual dentro do Fórum Brasil TV. “O mercado cultural e de entretenimento está em franca expansão – e não me refiro apenas a projetos audiovisuais. As crianças estão cada vez mais ávidas por conhecimento. Isso, é claro, se reflete nos pais, que acompanham os filhos nessa jornada pela descoberta. No Brasil, São Paulo ainda está à frente nesse sentido, muito graças ao maior poder de consumo da população. Mas no país como um todo, há um universo a se explorar”, diz Beth Carmona, diretora-presidente do Midiativa, sócia da Singular e diretora-geral do ComKids.

A executiva adianta a principal novidade do evento deste ano: a categoria Games. “Embora seja muito forte lá fora, no Brasil e em muitos países ibero-americanos essa indústria ainda está dando os primeiros passos. Se considerarmos o material direcionado exclusivamente às crianças, ela fica menor ainda, o que é uma pena, porque se construídos de maneira adequada, os jogos tornam-se parte importante do desenvolvimento”, afirma.

As inscrições para o festival, que trará produções brasileiras e de países como Argentina, Chile, Colômbia, Cuba e México, entre outros, terminam nesta segunda-feira (08), no site do festival. Um júri especial, formado por profissionais nacionais e estrangeiros, fará a pré-seleção dos trabalhos nas categorias Audiovisual, Games, Digital e Interativa. As produções também se dividem em obras de ficção e não ficção, direcionadas a diferentes faixas etárias: até 6 anos; dos 7 aos 11 anos; e dos 12 aos 15 anos.

Programação

Aberta ao público, a Mostra ComKids apresentará peças premiadas de diversos países, em sessões nas unidades do Sesc e no Espaço Itaú de Cinema, nos dias 1º, 2, 8 e 9 de junho. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados com antecedência. Os títulos ainda não foram definidos. Entre os profissionais já confirmados para o circuito de workshops (4, 5 e 6 de junho) e a jornada de negócios (4 de junho) estão Sun Jianying, diretora do Gold Panda Festival, da China, e Maya Goetz, diretora da Prix Jeunesse Foundation.

A exibição dos conteúdos participantes da competição acontece entre os dias 3 e 7 de junho, no Sesc Consolação, no Goethe-Institut e no CineSesc, onde será realizada a cerimônia de encerramento. Além das produções eleitas pelo júri especializado, com cerca de 350 votantes e auxílio do Ibope, o festival contará com um júri infantil formado por crianças de 10 a 12 anos bilíngues (português e espanhol), que escolherá os vencedores em uma premiação paralela. Os prêmios incluem passagens para Munique, onde será realizada mais uma edição do Prix Jeunesse International, entre 30 de maio e 4 de junho de 2014. “Aos vencedores, cabe não apenas o reconhecimento dos colegas, mas o de um sistema integrado. Este é um prêmio com nível de qualidade reconhecido em todo o mundo e garante, sem dúvida, visibilidade e possibilidade de convívio com diferentes formas de olhar”, salienta Geraldo Leite.