Inicia amanhã (13) o 16º Festival Mundial de Publicidade de Gramado, considerado o maior evento do setor na América Latina. A expectativa é reunir cerca de 5 mil pessoas entre os dias 13 de 15 de junho, no Serra Park, em Gramado. O evento é promovido pela Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade (Alap).
Para o presidente desta edição do evento, o publicitário Airton Rocha, da agência Martins+Andrade, o Festival é o momento de discutir idéias, expor peças, confraternizar, celebrar as vitórias, abrir-se para o debate e para o surgimento de novas soluções. “É tudo o que fazemos diariamente dentro e fora das nossas agências, quando discutimos nossas idéias com nossos colegas, clientes, fornecedores, enfim. Só que no Festival de Gramado toda essa ação se dá em uma arena muito maior, de forma muito mais ampla, o que acaba por reverberar fortemente, estimulando, assim, todo o nosso mercado”, complementa. Rocha diz que o Festival é quase como um congresso pela importância dos seminários e debates.
Para a abertura do Festival está prevista a participação da Governadora do Estado do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius; do presidente da 16ª edição do Festival Mundial de Publicidade de Gramado, Airton Rocha; do patrono do Festival, o publicitário Roberto Duailibi, entre outras lideranças de entidades representativas. Também já confirmaram presença para o Festival o presidente da Associação Internacional de Publicidade da Rússia, Boris Eremin; o presidente da Borghierh Lowe/Brasil, Ehr Ray; o designer Hans Donner; o presidente da agência Clemente Câmara e Associados do México, Clemente Câmara; os publicitários japoneses da Agência Dentsu, Ken Aihara; o presidente da África Comunicação, Nizan Guanaes; a presidente da J. Walter Thompson de Portugal, Suzana de Carvalho; o presidente e fundador do Festival Ibero-americano de Promoções e Eventos (FIP), Jorge Sardella; o presidente da Bullet, Fernando Figueiredo, o diretor da comissão de publicidade da Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER), Ênio Vergeiro, entre outros.
O tema é “A criatividade à frente das novas tecnologias”.
Entre os principais temas que serão abordados durante o evento estão: a tecnologia da “TV digital” japonesa; tendências mundiais na propaganda russa e a marca como símbolo de preferência na Europa; geração online: jovens criativos latino-americanos; convergência das mídias digitais; comunicação integrada e publicidade sem fronteiras; relação agência-anunciante: a importância das idéias na cadeia de valor das marcas; a arte do design digital e artes gráfica; gestão estratégica e alinhamento mundial de comunicação.