Festival de Media Latam reúne industria
Em sua quarta edição, o Festival of Media Latin America (FOM Latam) reúne nesta semana, em Miami, proprietários de empresas de mídia, clientes e agências para dois dias de debates e para o FOM Awards, que premia as melhores ideias em mídia. O encontro começa nesta quarta-feira (25) e segue até sexta-feira (27). Ele é a versão regional do Festival of Media, criado em 2007 pela C Squared, companhia de mídia inglesa especializada em publicações sobre publicidade e marketing.
O festival começou em Veneza, na Itália, e mudou-se para Montreux, na Suíça. Em 2010, a C Squared criou as versões asiática e latino-americana do festival. “Nosso objetivo é ser um ponto de encontro para a indústria, premiar as melhores ideias nesse campo, ser uma plataforma para compradores e vendedores de mídia e ajudar a compreender as mudanças do setor”, afirmou Charlie Crowe, CEO e fundador da companhia.
No ano passado, o FOM Latam reuniu 700 delegados e a expectativa é de que 900 pessoas participem do festival este ano. No primeiro ano, mais da metade dos participantes eram executivos com sede em Miami, mas o número de delegados da América Latina cresceu e hoje o evento é “verdadeiramente um encontro latino-americano”, frisou Crowe.
Os países que mais enviam delegados são México e Colômbia. Os brasileiros representam 15% do total de participantes. De acordo com Crowe, há um grande interesse na presença do Brasil, que ainda é pequena. “Gostaria de ver mais empresas de inovação, agências e empresas de tecnologia brasileiras. Há muito interesse na região. Há pessoas da Europa e da China que querem participar para se encontrar com os tomadores de decisão da América Latina”, disse.
Entre os executivos que marcam presença neste ano estão Hernan Lopez, CEO da Fox Internacional Channels; Michael Roth, CEO do Interpublic; Adriana Farina, diretora de marketing da Visa para América Latina e Caribe; Alejandro Rosado, diretor-associado da Starcom MediaVest Group; e Sergio Gordilho, cochairman e CCO da Africa, o único brasileiro entre os palestrantes.
Um dos principais assuntos que serão debatidos no festival é a busca por uma publicidade eficiente e o maior controle que os clientes querem ter hoje dos gastos em mídia. “Após a quebra dos bancos norte-americanos, houve uma mudança na indústria de mídia. É uma grande tendência a preocupação dos anunciantes com eficiência e isso está começando a atingir a América Latina”, analisou Crowe. Outro ponto de destaque é o interesse crescente dos clientes em participar do processo criativo das suas campanhas. “A partir de agora eles querem deixar seu legado nas campanhas produzidas sobre suas marcas. É a busca por controle”, sintetizou.
Entre os destaques da agenda do evento estão os painéis “Da campanha de Obama baseada em dados ao escândalo da NSA: como marcas podem aprender com o debate sobre data”, com Dominique Delport, diretor global do Havas Media Group, e “Compra e venda automática de publicidade na América Latina”, com Jay Stevens, vice-presidente sênior e diretor-geral da The Rubicon Project, empresa de tecnologia e publicidade de Los Angeles que, nos últimos anos, recebeu investimentos do banco do Vale do Silício e da NBC Universal.
Shortlist
O Brasil é o país com o maior número de trabalhos no shortlist do festival. São 16 finalistas brasileiros e outros nove finalistas pan-regionais nos quais o país está envolvido, o que totaliza 25 trabalhos concorrentes.
Entre as campanhas do país que concorrem neste ano estão “Vem pra rua”, da Leo Burnett Tailor Made e AgênciaClick Isobar para a Fiat, finalista em quatro categorias, incluindo “Melhor plataforma de entretenimento”; “Corrente da felicidade”, da New Content para a Kibon, que disputa em duas categorias, incluindo “Melhor campanha experimental”; “Nivea Solar Charger Ad”, da Giovanni+Draftfcb para a Nivea, em três categorias, incluindo “Melhor estratégia de interação”; “Confed 2013”, da AlmapBBDO para Visa em duas áreas, incluindo “Melhor campanha de social media”; e “The lightest ad ever”, da Talent para a Mizuno, que concorre em “Uso criativo de mídia”. Em “Melhor uso de digital” concorre “Carrinho de compras interativo”, da CuboCC para Helmann’s.
“Retratos da real beleza”, da Ogilvy para Dove, concorre como campanha pan-regional compartilhada entre México, Argentina e Brasil em oito categorias. A campanha de Playstation “Expanding the State of Play”, da agência de mídia MEC para PlayStation, também é pan-regional e inclui o Brasil.
O júri é presidido por Luis Di Como, vice-presidente sênior global de mídia da Unilever, e é composto por 44 membros de agências criativas, anunciantes e empresas de tecnologia. Entre os executivos estão Rory O’Flaherty, diretor de mídia da R/GA; Rosana Ribeiro, diretora de mídia da Borghi/Lowe; e Mario Vera, vice-presidente de comunicação global da Nestlé.
Paulo Stephan, diretor-geral de mídia da Talent e um dos jurados, afirma que os cases analisados evidenciam a faceta multicultural do mercado latino-americano. “A região tem mercados distintos, com alguns mais avançados, mas os trabalhos mostram que estamos todos evoluindo no cenário global de publicidade”, aponta.