Festival "De volta para o cinema" inicia em setembro
O festival “De volta para o cinema”, criado como parte da campanha feita pelo setor para a retomada da indústria, vai começar em 3 de setembro.
A programa tem filmes para todas as idades e temas variados. O evento pretende celebrar a reabertura do circuito exibidor no Brasil.
Parte do projeto #JuntosPeloCinema, colocado em prática por mais de 200 profissionais do setor no Brasil, o Festival é idealizado por Érico Borgo e tem apoio de estúdios, exibidores, produtores e um board de curadores.
O projeto estará nos cinemas a partir de 3 de setembro nas cidades onde as salas estiverem abertas. E entrará em cartaz sempre na primeira semana de abertura dos cinemas em cada cidade.
São oito grupos temáticos, com nomes inspirados em grandes sucessos do cinema. Haverá versões legendadas e dubladas dentro dos gêneros de ação, comédia, ficção científica, terror, fantasia, suspense e drama.
“Pensamos em um Festival com foco nos maiores fãs do cinema, mas sem esquecer que o Brasil é um país vasto, com particularidades em cada região. Portanto, equilibramos sucessos de público e de crítica, clássicos recentes e filmes que marcaram a história do cinema”, conta Borgo.
Na lista “A Fantástica Lista de Clássicos Pop” estão os filmes Superman (1978), Os Caça-Fantasmas (1984), Matrix, De Volta Para o Futuro. A “Lista do Espanto” tem Invocação do Mal, O Exorcista (versão do diretor), O Iluminado e Tubarão. Já “A Sociedade das Sagas” tem Harry Potter e a Pedra Filosofal, O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel e Crepúsculo.
Outros grupos são “A Vingança dos Geeks” com Os Vingadores, Batman: O Cavaleiro das Trevas e Homem-Aranha no Aranhaverso. O “Curtindo a Família Adoidado” tem Divertida Mente, Minions, Turma da Mônica: Laços e ET – O Extraterrestre.
A lista “Dias de Identidade” tem Corra!, Mulher-Maravilha e Pantera Negra. A seleção “Sob o Domínio do Drama” tem O Palhaço e Os Bons Companheiros. Já “Tropa de Risos” tem Até que a sorte nos separe, Fala Sério, Mãe! e Minha Mãe é uma Peça
Os ingressos terão preços fixos de de R$ 10 para salas convencionais e R$ 20 para salas VIP, além da meia-entrada. As vendas começam em breve.
Segundo a Federação das Empresas Exibidoras de Cinema (Feneec), os protocolos de segurança e bem-estar incluem álcool gel em pontos ao longo do percurso do cliente, assentos vazios para distanciamento, intervalos ampliados entre as sessões para a completa higienização das salas, uso de máscara facial, a equipe de limpeza usará EPIs, entre outras medidas.