Festival Mundial de Publicidade de Gramado reúne quatro mil pessoas

A 18ª edição do Festival Mundial de Publicidade de Gramado, encerrado nesta sexta-feira (2), teve recorde de público: quatro mil pessoas, sendo 70% estudantes. Com o tema “Onde está a ideia?”, o evento agradou os participantes pela riqueza dos debates.

O presidente do festival, Roberto Callage, avalia que o tema proporcionou uma ampla discussão sobre conteúdo. “A gente trouxe para o festival não somente a discussão da publicidade como se discutia antes. Ampliamos para tudo aquilo que significa a comunicação que faz parte da vida da gente: a televisão, o cinema e as varias manifestações de jornalismo que também fazem parte da publicidade, como os blogs e as páginas nas redes sociais. A gente trouxe a discussão do conteúdo em várias expressões. O tema possibilitou essa multiplicação”, avalia.

O evento contou com palestrantes como Marcelo Tas (CQC), Icaro Doria (Wieden+Kennedy), Guga Ketzer (Loducca), Mário D’Andrea (Fischer&Friends), Sérgio Valente (DM9) e Luiz Fernando Lima (Globo Esportes), entre outros. O evento começou na quarta-feira (31), com a palestra inaugural de Luiz Lara, presidente da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) e também patrono do evento.

Já o painel de maior sucesso, aplaudido de pé pelo público, foi o de Dado Schneider, doutor em comunicação. Ele fez a palestra “muda”, se usando de outras linguagens que não a falada para provocar o público jovem a pensar sobre seu futuro e sobre a profissão.

O Festival Mundial de Publicidade de Gramado é promovido a cada dois anos pela Alap (Associação Latino Americana de Agências de Publicidade). O evento também distribuiu 45 Galos para os principais trabalhos inscritos. Confira aqui a lista completa.

por Ana Paula Jung, de Gramado