Festival of Media Global traz diversidade geográfica

 

A competição de trabalhos em torno da edição de 2014 do Festival of Media Global, organizado pela empresa inglesa CSquared, tem um shortlist com a predominância de finalistas dos Estados Unidos, Holanda, Emirados Árabes Unidos, Suécia e Índia. Representando três continentes, os cinco mercados também refletem a maior diversidade geográfica já registrada na competição, segundo os organizadores do prêmio. Entre os 191 trabalhos com posição de shortlist, o Brasil tem apenas um concorrente, o case “The Walkers”, da Riot e Neogama/BBH para Johnnie Walker. A premiação será no encerramento do festival que, neste ano, acontece em Roma, entre 6 e 8 de abril.

Volvo Trucks e Heineken são as marcas com o maior número de trabalhos finalistas, cada uma disputando prêmios com seis indicações. A premiação tem o objetivo de reconhecer e valorizar o “pensamento mais criativo” da mídia. Neste ano, houve inscrições de 27 países, com liderança do Reino Unido, Estados Unidos e Austrália. O Brasil inscreveu oito trabalhos.

O shortlist foi definido a partir de votação online feita por 68 profissionais. Do Brasil, participaram Paulo Gregoraci, vice-chairman e COO da WMcCann, e Ricardo Gonçalves, superintendente de marketing da Qualicorp. A definição dos prêmios de bronze, prata, ouro e Grands Prix será feita por um júri presencial, em Roma, formado por 25 profissionais e presidido pelo indiano Sameer Singh, VP global de mídia da Glaxo Smithkline. O Brasil será representado por Renata Serafim, VP de planejamento da Talent.

Relevante

Para Alessandre Siano, embaixador do festival no Brasil, os negócios de mídia têm obtido relevância cada vez maior no processo de decisão dos anunciantes. “O festival e a premiação mostram que a mídia ganhou um fórum mais profundo diante da importância e atenção que ela recebe dos mais altos escalões das empresas”, diz Siano, afirmando que os clientes querem “entender o assunto com maior pertinência para discutir de forma mais eficaz todas as métricas e tendências que envolvem os negócios de mídia”. “O mais importante é perceber que o festival não reúne apenas os profissionais de mídia, mas todas as áreas envolvidas no processo de aprovação de uma campanha. No júri e nos painéis estão os principais nomes de planejamento, criação e obviamente de mídia”, descreve.

Paulo Gregoraci afirma que uma característica comum aos cases avaliados por ele é a utilização do marketing digital. “Mais que uma tendência, a presença do digital marca todas as estratégias de mídia”, diz. Ele afirma que cases de cerveja, bebidas não alcoólicas e fast-food são os que chamaram mais a sua atenção, enquanto trabalhos de seguros, companhias aéreas e caminhões se mostraram “menos relevantes”.

Curtas-metragens

A série “The Walkers”, estratégia concebida pela Riot e pela Neogama/BBH, usou recurso de crowdsourcing para estimular produção de conteúdo audiovisual através de um processo de seleção liderado pelo cineasta Fernando Meirelles. Os seis curtas-metragens selecionados a partir de um briefing de “ideias inspiradoras com o conceito Keep Walking” foram exibidos na rede Cinemark e no canal da marca Johnnie Walker no YouTube. Houve um prêmio de R$ 250 mil para os seis curtas escolhidos com roteiros que exploram desde a produção musical por moradores de favela até uma homenagem a Oscar Niemeyer.

“The Walkers” disputa prêmio na categoria Melhor Criação de Conteúdo, lançada neste ano. Nela, estão outros 13 finalistas. Além do concorrente brasileiro, outros seis cases de quatro países da América Latina estão no shortlist do Festival of Media Global Awards, sendo dois do México, um da Colômbia, um do Peru e um do Paraguai.

Na programação do festival, entre os principais palestrantes estão Kimberly Kadlec (Johnson & Johnson), Craig Hepburn (Nokia), Lewis D’Vorkin (Forbes), Steve Haskar (Nielsen), Peter Espersen (Lego), Oliver Snoddy (Twitter), David Shing (AOL), Martin Riley (Pernod-Ricard) e  Gerry D’Angelo (Mondelez).