Fiap começa nesta quarta-feira (22) na Cidade do México

A 46ª edição do Fiap (Festival Ibero-americano de Publicidade) acontece nesta semana, entre os dias 22 e 24 de abril, no JW Marriott Santa Fé, na Cidade do México. O Brasil tem três presidentes de júri na competição. A diretora de criação digital da AlmapBBDO, Luciana Haguiara, cuidará do júri de Internet; o VP de criação da DM9DDB, Marco Versolato, comandará Inovação; e o fundador e diretor de criação da Greco Design, Gustavo Greco, estará à frente da área de Design.

Além dos presidentes, o país ainda terá representantes em outras áreas. Como jurados presenciais, estarão Erh Ray, co-CEO e fundador da BETC São Paulo, em Cine e TV;  Kevin Zung, diretor-executivo de criação da Publicis Brasil, no júri de Gráfica e Via Pública e de Campanhas Integradas; e Ricardo Papp, diretor-geral e de criação da Y&R SCS, nas áreas de Rádio, Promo e Marketing Direto.

Como jurados online, o país terá a participação de Maria Eduarda (Duda) Kertész, presidente da Johnson & Johnson Consumo Brasil, na área de Criatividade Efetiva; Heitor Dhalia, sócio e diretor de cena da ParanoidBR, em Técnicas de Produção Audiovisual; Michelle Dim D’Ippolito, sócio e CCO da Dim&Canzian, em Criatividade Independente em Redes Sociais; e Sandra Azedo, diretora de comunicação corporativa da Ogilvy Brasil, em Imprensa e Relações Públicas.

O Fiap ainda tem como presidentes de júri o mexicano Raúl Cardós, em Cine e TV; o espanhol Rafa Antón, da agência China, em Gráfica e Via Pública; o colombiano Juan Carlos Chaves, da Aguayo, em Rádio; o mexicano Simón Bross, da GarciaBross, em Técnicas de Produção Audiovisual; o espanhol Andrés Martinéz, da M&C Saatchi, em Promo e Marketing Direto; o paraguaio Camilo Guanes, da OniriaTBWA, em Imprensa e Relações Públicas; o colombiano Marcelo Arango, da Sancho BBDO, em Criatividade Efetiva; a espanhola Eva Santos, da Proximity, em Criatividade Independente em Redes Sociais; e o norte-americano Sergio Alcocer, da LatinWorks, em Campanhas Integradas.

O festival, de origem argentina, aconteceu em Miami nos últimos três anos, em parceria com a Associação de Agências Hispânicas de Publicidade (AHAA), dos Estados Unidos. Criado em 1969 na cidade argentina de Rosário, o Fiap teve sedes itinerantes pela região até 1990 e durante 20 anos foi realizado em Buenos Aires.

O Fiap premia trabalhos de comunicação do mercado iberoamericano, englobando América Latina, Espanha, Portugal e o mercado hispânico dos Estados Unidos. A representação do festival no Brasil permanece com a Editora Referência, que edita o propmark e as revistas Propaganda e Marketing.