Os dois profissionais brasileiros que vão julgar trabalhos em categorias digitais do Fiap 2014 (Festival Ibero-americano de Publicidade) falam sobre a crescente importância da internet para a estratégia dos anunciantes e lembram que os grandes cases multidisciplinares da propaganda mundial têm nascido na web. E por ser o último grande festival internacional a anteceder o maior de todos eles, o Cannes Lions, a expectativa é de que o desempenho brasileiro em Miami, onde o Fiap acontece entre os próximos dias 28 e 30, seja um bom termômetro para a Riviera Francesa, que recebe o Cannes Lions entre 15 e 21 de junho. A aposta é que, em ambas as praias, o sol vai brilhar para os brasileiros.
“Os clientes perceberam a necessidade de investir mais na criação e, principalmente, na produção de peças digitais. Espero ver na categoria peças de alto nível criativo e bem produzidas”, diz Flávio Medeiros, diretor de criação da Heads RJ, que será jurado em Internet.
Já Eco Moliterno, head of digital da Africa e que participará do júri da nova categoria Criatividade Independente em Redes Sociais, torce para ver ideias bastante inovadoras e totalmente fora dos padrões da publicidade. “Por ser uma área nova, espero ver trabalhos que não poderiam se encaixar em nenhuma das outras áreas do festival. Essa é minha grande expectativa”, conta Moliterno.
Considerando o Fiap como um dos principais festivais do mundo, Medeiros destaca que as peças premiadas no Fiap, em geral, vão muito bem nos outros festivais também. “Mas tão importante quanto se inscrever no festival é participar dele. Acompanhar as palestras, as discussões e as peças vencedoras. O Fiap é importante para as agências brasileiras conhecerem e entenderem melhor o mercado latino. Ver o que tem sido feito pelos principais clientes e as principais agências da Colômbia, da Argentina, de Portugal, da Espanha”, ressalta ele.
Na opinião do criativo, festival é um espaço precioso para a discussão de tendências e ideias. “A propaganda tem se reinventado. A tecnologia tem trazido novas possibilidades para as marcas se relacionarem com os consumidores. A cada ano os festivais apresentam ideias inovadoras. Além disso, os festivais têm trazido discussões importantes para o nosso negócio. Quem não quer ouvir o que o Robert Rodriguez ou o Murdoch tem para falar?”, indaga Medeiros.
Para o diretor de criação da Heads, apesar do Brasil ter um trabalho de alto nível em gráfica e filme, o país pode surpreender em outras áreas, com cases integrados. “As agências e os clientes brasileiros estão cada vez mais investindo em cases integrados e ideias digitais. Alguns dos trabalhos mais premiados nos festivais do ano passado foram cases brasileiros. Além disso, o Brasil tem feito um trabalho consistente em disciplinas como promo e ativação, design e na área digital”.
Na opinião de Moliterno, assim como o Brasil, a Espanha tem um bom retrospecto em premiações interativas. “México e Portugal também evoluíram muito nessa área nos últimos anos e podem surpreender.” Para o criativo, pela proximidade das datas, o Fiap também serve sempre como uma “degustação” das peças brasileiras que vão para Cannes. “Nosso desempenho em Miami pode ser um bom termômetro para a Riviera Francesa – e espero que, em ambas as praias, o sol brilhe para os brasileiros”, finaliza ele.
Brasileiros
Este ano, o Brasil terá 12 representantes nos júris de diversas áreas do Fiap. Além de Medeiros e Moliterno, o país será representado por Cris Duclos, diretora de imagem e comunicação da Vivo, que vai liderar o júri de Criatividade Efetiva; Patrícia Carbonell, sócia da Perspectiva Comunicação, que participará do júri de Relações Públicas e Imprensa; Mario D’Andrea, presidente e CCO da Dentsu Brasil, que presidirá o júri de Filmes e participará das áreas de Campanhas Integradas e Copa Ibero-América; enquanto Fred Gelli, fundador da Tátil Design, em Design; Fabio Seidl, vice-presidente de criação da Lapiz/Leo Burnett, de Chicago, em Gráfica; Rodrigo Butori, diretor de criação da La Comunidad, de Miami, em Inovação em Meios; Edu Tibiriçá, sócio e produtor-executivo da BossaNovaFilms, em Técnicas de Produção Audiovisual; Flavio Casarotti, diretor-geral de criação da Y&R, em Gráfica; Alexandre Peralta, CEO da Peralta São Paulo, que participará do júri de Inovação em Meios; e Marco Gianelli, o Pernil, redator da AlmapBBDO, que será jurado em Rádio e Promo.
O tema central dos seminários nesta edição é “Pensando sobre a influência dos próximos cinco anos”. Entre os palestrantes estão o brasileiro Rui Porto, CMO da Alpargatas para Havaianas, o magnata da mídia Rupert Murdoch, dono da News Corporation, holding que controla títulos como The Times, The Sun e The Sun on Sunday, e o diretor, produtor e escritor Robert Rodriguez.
Criado em 1969 na cidade argentina de Rosário, o festival teve sedes itinerantes pela região até 1990 e durante 20 anos foi realizado em Buenos Aires. Em parceria com a Associação de Agências Hispânicas de Publicidade (AHAA), dos Estados Unidos, o Fiap transferiu-se para Miami em 2012. Os premiados no Fiap, que chega este ano à sua 45ª edição, também contam pontos para o Gunn Report, maior estudo de publicidade do mundo, que avalia 46 festivais internacionais e locais.