Fiap será representado pelo propmark no Brasil
O propmark passa a ser, a partir de agora e já valendo para a edição de 2013, o representante oficial do Fiap (Festival Iberoamericano de la Publicidad) no Brasil. O evento, comandado por Daniel Marcet e realizado desde 1969, recebe, avalia e premia os principais trabalhos de comunicação do mercado iberoamericano, englobando América Latina, Espanha, Portugal e o mercado hispânico dos Estados Unidos.
Tendo a cidade argentina de Rosário como primeira sede e já tendo passado por cidades como São Paulo, Punta del Leste (Uruguai), Cartagena (Colômbia), San José (Costa Rica), Madrid e Barcelona (Espanha), o Fiap era fizamente realizado desde 1990 em Buenos Aires. A partir deste ano, porém, mudou-se para Miami, especialmente pelo crescimento da presença de agências daquela região, que funciona ainda como sede de boa parte dos escritórios centrais de redes multinacionais para a América Latina.
“Com a mudança do Fiap para Miami, o festival ganhou uma importância ainda maior e, dentro da tese da valorização da América Latina perante o mundo, não podemos nos omitir. Precisamos apoiar essa força da região ao redor do mundo, como já acontece em Cannes. A falha no aspecto de fraca presença de outros países latino-americanos, além do Brasil e da Argentina, se deve muito a certa distância que existe. A união em um ideal comum fortalecerá região, tão rica em consumo – que, excluindo Brasil, ainda ultrapassa 100 milhões de consumidores ativos”, destacou Armando Ferrentini, diretor-presidente da Editora Referência – responsável pelo propmark. A edição de 2013 do Fiap está programada para acontecer entre 6 e 8 de maio, em Miami.