Fiat apresenta campanha de varejo
A Fiat apostou, pelo segundo ano consecutivo, na fórmula da campanha criada pela Giovanni+Draftfcb e apresentou nesta hoje (5) sua nova comunicação institucional. Com o mote “Esse Fiat é Meu”, a ação, que começará a ser veiculada a partir do dia 13 de março, é formada por 16 filmes, incluindo spots de rádio, outdoor, mídia impressa e online, além de material de ponto-de-venda.
A produção foi dirigida por Caíto Ortiz, autor do documentário “Motoboys – Vida Louca” (premiado como melhor documentário da 27.ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo) e traz depoimentos de 30 consumidores proprietários de um Fiat. Os personagens, que foram selecionados nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, contaram suas experiências e relações com a marca. Do total, 11 consumidores foram escolhidos e transformaram-se em protagonistas da produção.
Outra novidade da campanha é que alguns dos “maníacos” por Fiar terão suas histórias transformadas em tirinhas de jornal, desenhadas pelo cartunista Adão Iturrusgari. “Conseguimos transmitir o mesmo entretenimento dos filmes produzidos graças ao trabalho do Adão, escolhido justamente por possuir em suas tirinhas traços bastante contemporâneos. Isso facilitou a expressão de nossa campanha”, comentou Sidney Araújo, um dos diretores de criação da Giovanni+Draftfcb.
“Hoje essa integração de objetivos se articulam, o que proporciona grande importância em nossa área. Invertemos a mão de direção na comunicação da categoria, dando ao consumidor o protagonismo que ele merece ter”, afirma Adilson Xavier, presidente e diretor nacional de criação da Giovanni+Draftfcb.
Paralelamente à campanha, foi criado um hotsite no qual qualquer dono de veículo Fiat pode acessar e enviar sua história. No caso da mídia impressa, as melhores histórias serão veiculadas em forma de anúncio. “Estamos continuamente aprimorando o conhecimento desse consumidor multifacetado. O meio que focamos, atualmente, é a internet. No caso do varejo, quando damos voz a este consumidor, subvertemos o ordem da comunicação e o resultado é extremamente interessante”, diz João Batista Ciaco, diretor de publicidade e marketing de relacionamento da montadora.