Com o objetivo de ampliar participação no segmento de pick-ups pequenas, a Fiat lança o novo modelo Strada Adventure Cabine Dupla, uma pick-up cabine dupla derivada de um carro de passeio. “Por meio de pesquisa feita com consumidor, percebemos uma oportunidade enorme, um potencial de mercado”, diz João Batista Ciaco, diretor de marketing da Fiat.
Apesar de ser difícil delimitar o target, a Fiat foca a campanha do veículo no público jovem, no “picapeiro”. Por isso, a Leo Burnett criou a nova campanha do automóvel, que mostra um jovem que tem suas roupas e objetos levados pelas formigas. Para cobrir sua nudez, ele usa folhas de bananeiras. Ao ficar escondido atrás da árvore, o rapaz é flagrado por três garotas dentro do Strada Adventure Cabine Dupla. “Quisemos mostrar que com o novo Strada Adventure Cabine Dupla dá para levar mais três amigos, mais três moças, mais três pessoas… é um filme de moçada que mostra alegria e as coisas incríveis que acontecem quando se está na estrada”, explica Ruy Lindenberg, vice-presidente de criação da Leo Burnett.
A extensão do prazo da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) é uma contribuição para este lançamento da Fiat que, de acordo com Ciaco, tem outros lançamentos programados até o final do ano. “O mercado está muito positivo. O mês de junho teve um faturamento recorde, muito bom”, observa Ciaco.
Segundo o último levantamento da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), no mês de maio a Fiat vendeu 63.643 unidades, sendo 7.461 unidades só do modelo Strada.
O Strada Adventure Cabine Dupla será primeiramente lançado no Brasil e depois, para os outros países da América Latina e demais países onde a Fiat atua. Inicialmente, segundo Ciaco, a comunicação criada pela Leo Burnett será veiculada nos demais países assim que o Strada Adventura Cabine Dupla for lançado nesses lugares.
Comunicação
A campanha Formigas, que estreou na última sexta-feira (3) junto com o lançamento do carro, contempla um filme de 30 segundos em TV aberta e fechada, anúncio nas revistas semanais Veja, IstoÉ e Época, e em revistas especializadas.
O diferencial do anúncio é que ele se utiliza de realidade aumentada, uma tecnologia que proporciona uma perspectiva 3D ao anúncio quando colocado em frente à webcam. Neste caso, o consumidor é impactado pelo anúncio que leva a um hotsite e ao apontá-lo para a webcam, ele vira um joystick para jogar o game. Também é possível jogar por meio do teclado, caso o internauta não tenha webcam.
O novo modelo da Fiat será o patrocinador do programa No Limite, da Rede Globo, que estreia no fim deste mês, e terá vinhetas diferenciadas.
A campanha teve direção de criação de Ruy Lindenberg; criação de Carlos Schleder e André Kirkelis; direção do filme de Manguinha; direção de fotografia de Lito; e direção de arte de Vicente Saldanha. A produtora é a Zeppelin; finalização de Casablanca e produção de som da SaxSoFunny.
por Maria Fernanda Malozzi