Fiat terá contribuição de consumidores para desenvolver carro conceito
O próximo carro conceito da Fiat será desenvolvido juntamente com os consumidores. O projeto Fiat Mio convida as pessoas a participarem da idealização e criação do protótipo FCC III, o terceiro Fiat Concept Car, que será apresentado no Salão do Automóvel em outubro de 2010, em São Paulo.
No site www.fiatmio.cc, qualquer pessoa poderá contribuir para a construção do carro conceito em diferentes questões, como propulsão, segurança, design, materiais e infotainment. Todas as sugestões serão consideradas pelo Centro Estilo da Fiat, que fica em Betim (MG), onde serão determinadas as especificações técnicas do protótipo, que estará aberto e licenciado pelo Creative Commons para que todos tenham acesso às informações.
“É uma quebra de paradigma no setor automotivo, porque nenhuma montadora até o momento abriu o processo de desenvolvimento de um carro”, diz Peter Fassbender, gerente do Centro Estilo Fiat no Brasil.
O projeto terá quatro fases. A primeira será a investigação sobre como especialistas de diferentes áreas enxergam o futuro do automóvel. A segunda será a elaboração destas especificações. A terceira será a leitura feita pela FIAT das inúmeras contribuições surgidas e, finalmente, a quarta etapa será o conceito da comunicação do carro, que também será desenvolvido em conjunto com a comunidade. Serão criados juntamente com os consumidores, o conceito de marketing, a comunicação e até a marca do produto.
A AgênciaClick, agência digital da Fiat há oito anos, é a responsável pelo desenvolvimento da plataforma colaborativa, além de ser também a responsável pela gestão operacional e por toda estratégia de comunicação digital.
Além do carro conceito, a Fiat pretende expor virtualmente outros projetos desenvolvidos a partir das contribuições dos internautas no Salão do Automóvel. Desta forma, as sugestões poderão ser dadas até outubro de 2010.
“Este projeto contribui para o posicionamento de inovação e tecnologia da Fiat. A interação é uma das mais fortes características da comunicação da Fiat com o consumidor e, agora, levamos isto ao extremo com o Fiat Mio”, diz João Batista Ciaco, diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat.