Film Brazil promove Road Show em Los Angeles
Pelo segundo ano consecutivo, o projeto FilmBrazil, da Apro, leva diretores e produtores-executivos brasileiros para apresentar os seus trabalhos a executivos de agências americanas no Brazilian Directors Showcase, um road show seguido de rodada de negócios que este ano será realizado em Los Angeles, nos dias 7 e 8 de março. Durante esses dois dias, os participantes terão oportunidade de apresentar seus trabalhos para potenciais parceiros.
A edição de 2015 foi realizada em Nova York e Chicago, apresentou dez produtoras, contou com a participação de 13 pessoas e estima-se que tenha gerado, neste último ano, resultados da ordem de US$ 4 milhões. Para este ano, a previsão é chegar a US$ 6 milhões, considerando a cotação cambial favorável para os projetos internacionais. Desta vez, participam nove produtoras e apenas oito diretores selecionados e o evento conta com a parceria da Motion Picture Association of America (MPAA). A aposta é num modelo mais enxuto, em que “menos é mais”.
Renato Fernandez: “Fiz uma lista bem enxuta porque para mim o objetivo é surpreender e deixar o público querendo conhecer mais
A grande novidade foi a inclusão dos curadores à dinâmica do evento: Brian O’Rourke, diretor de produção da TBWAChiatDay, Vic Palumbo, sócio e diretor de produção integrada da Deutsch LA, e o brasileiro Renato Fernandez, diretor de criação mundial de Gatorade da TBWAChiat. Aos três foi apresentada uma pré-lista de trabalhos a serem mostrados nos dois dias de road show, para que selecionassem os trabalhos com maior alcance internacional e melhor qualidade.
“Fiz uma lista bem enxuta porque, para mim, o objetivo é surpreender e deixar o público querendo conhecer mais. Apresentações longas cansam. Queremos mostrar que o Brasil está na moda internacionalmente. Criativos estão sendo exportados para todo lado. E o projeto quer mostrar quem está por traz dessa projeção. Que o talento brasileiro se estende para produtoras e diretores”, diz Fernandez, que está há quatro anos na ChiatDay e convidou o parceiro de agência, Brian O’Rourke, para participar. A curadoria deve tornar as rodadas de negócios mais efetivas e aumentar a visibilidade do trabalho dos brasileiros.
Inspiração
Marianna Souza, gerente- -executiva da Film Brazil, afirma que o Road Show foi inspirado no modelo de prospecção das produtoras no exterior. “Na Europa e nos Estados Unidos é comum as produtoras levarem os seus melhores trabalhos para sessões de roda de conversa e avaliação de projetos nas agências. Algumas dessas agências têm dias estabelecidos durante o mês para o agendamento de encontros com as produtoras. É uma prática de mercado que permite estabelecer a troca de informações e um networking contínuo entre produtoras, diretores e agências”, explica Marianna.
Marianna Souza: “Esses eventos só geram resultados se alinhados com iniciativas mais pontuais e mais próximas das agências”
A programação em Los Angeles se dará da seguinte maneira: no primeiro dia, 7 de março, serão visitados ao todo seis estúdios, entre eles Disney, Fox e Sony, o dia terminará em um jantar informal com os estúdios. No dia seguinte ocorre o encontro com as agências no Viceroy Hotel.
A apresentação do Brazilian Directors Showcase será feita por Brian O’Rourke, da WBWAChiatDay. Entre as agências que confirmaram presença estão 72andSunny, David&Goliath, Mullen Lowe Group e Crispin,Porter+Bogusky. Fora de Los Angeles, foram convidadas The Richards Group, W+K e McCann Nova York.
Ao longo dos últimos anos, a FilmBrazil percebeu que não adianta mais investir nos grandes eventos internacionais como Cannes Lions e SXSW de maneira isolada. “Esses eventos só geram resultados se alinhados com iniciativas mais pontuais e mais próximas das agências. Com isso, estruturamos nosso planejamento estratégico de maneira que as grandes ações em festivais sejam iniciativas voltadas para o posicionamento da marca FilmBrazil no exterior. Iniciativas pontuais como o Road Show e edições do FilmBrazil Experience complementam nossa atuação”, declara a gerente.
Hoje a FilmBrazil – que é resultado de um convênio da Apro com a Apex-Brasil – atende a um grupo de 51 produtoras de pequeno a grande porte, entre elas algumas com um nível de maturidade internacional altíssimo, prontas para concorrência direta com produtoras internacionais, por exemplo.
Após o Road Show em Los Angeles, a FilmBrazil participa com dez produtoras do SXSW, em Austin, no Texas, e em abril estará pela primeira vez marcando presença no tradicional festival inglês D&AD. E, em junho, naturalmente, vai a Cannes. A parceria Apro/Apex foi recentemente renovada e conta com recursos de cerca de R$ 6,2 milhões.