FilmBrazil faz patrocínio inédito ao D&AD Professional Awards

Após anos de investimentos bem-sucedidos para promover as produções brasileiras em vídeo no Cannes Lions, o projeto FilmBrazil, desenvolvido pela Apro (Associação Brasileira da Produção de Obras Visuais), agora desembarca, pela primeira vez, no D&AD Professional Awards, em Londres. O anúncio da parceria com o festival, que este ano será realizado em abril, foi feito na noite desta segunda-feira (11), durante encontro com o mercado em São Paulo.

Marçal Neto

Pablo Brandão, representante do D&AD na América Latina, e Marianna Souza, gerente do FilmBrazil

O patrocínio ao D&AD será realizado em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e apoio da Shutterstock. Segundo Marianna Souza, gerente do FilmBrazil, será uma ação de um dia que patrocinará a categoria Film Craft com o objetivo de ampliar o foco da organização para a produção brasileira e aumentar a presença de representantes do país no D&AD.

“Essa parceria era um namoro antigo, de uns 4 anos, que agora deu certo. Ao longo dos anos a gente vem amadurecendo nosso trabalho fora, junto com o amadurecimento do trabalho das produtoras.  O nível do que é feito no Brasil tem tido muita relevância fora, por isso que a gente patrocina a categoria craft de Cannes desde o início dela.  No D&AD a gente sempre quis estar, mas sempre o viu como um festival voltado mais para as agências. Aos poucos fomos amadurecendo e trabalhando nessa parceria que a gente acredita muito, principalmente pelo momento”, diz. “O Reino Unido sempre foi um mercado relevante para as produtoras brasileiras, mas isso se intensificou nos últimos tempos. É responsável por quase 20% do total exportado pelas nossas produtoras no último ano”, justifica.

De acordo com Pablo Brandão, representante do D&AD para a América Latina, nos últimos anos o Brasil tem aumentado sua participação do D&AD e a parceria com o FilmBrazil deve consolidar esse movimento, especialmente na categoria craft. “A diferença do festival deste ano é a quantidade de eventos dentro dele, que será maior. O Brasil já está inserido do D&AD por sua força criativa, que tem um papel muito importante. É uma oportunidade de aumentar essa visibilidade, já que o festival é uma comunicação muito grande entre as comunidades criativas”, observa.

As inscrições para o 54º D&AD Professional Awards, que premia anualmente o melhor da propaganda e do design, a partir da avaliação de profissionais do mundo inteiro, já estão abertas e podem ser feitas no site do festival. Historicamente, a edição de 2016 será o maior até agora, com duração de oito dias no leste de Londres.