A NovaS/B assina mais uma peça para a campanha “Jovens Sem Tabaco”, da Organização Mundial da Saúde (OMS). O filme condena a utilização do marketing esportivo pela indústria do tabaco. A animação foca o automobilismo e ilustra a forma agressiva de divulgação de marcas de cigarros nos eventos esportivos, principalmente na Fórmula 1, cujos pilotos são ídolos com forte apelo entre os adolescentes.

A ação mostra um piloto caminhando pelos boxes em direção a um grupo de fãs – adolescentes e crianças. No caminho, mãos de esqueletos gigantes, representando a indústria do tabaco, vão “etiquetando” todo o cenário e as pessoas com logotipos de cigarros. Ao encontrar o grupo, os mesmos esqueletos gigantes colocam cigarros acesos nas bocas do piloto e dos fãs.

Além desse filme, produzido em parceria com a Fábrica de Quadrinhos, a NovaS/B, escolhida pela OMS para fazer a campanha global Jovens Sem Tabaco, desenvolveu cartazes, banners, videoclipes, filmes, camisetas e bonés com o tema “Quebre a Rede do Marketing do Tabaco”.

A campanha, que teve início em 31 de maio passado e segue até o próximo ano, está sendo veiculada em quase 200 países e evidencia a atuação dos fabricantes em áreas de grande influência sobre os jovens, como o cinema, a televisão e os esportes.

“Estudos indicam que os jovens são mais vulneráveis à influência de diferentes formas de marketing e comunicação empregadas pela indústria. Além disso, não é segredo que o fumo na juventude acarreta sérios problemas de saúde na idade adulta”, afirma Bob Vieira da Costa, um dos sócios da NovaS/B.