Filme de Natal da John Lewis mostra poder da gentileza

Algumas coisas mostram que o Natal chegou: Papai Noel no shopping, panetone nos supermercados e o lançamento da campanha de John Lewis.

A rede divulgou sua comunicação para o Natal para 2020. Criada pela Adam&Eve/DDB, o filme quase não saiu. Isso porque a marca vem passando por dificuldades este ano devido à pandemia da Covid-19.

A obra promove a gentileza e caminha por diferentes formatos, passando pela animação, CGI e live-action. Tudo ao som de “A Little Love”, interpretada por Celeste.

A comunicação deste ano vem acompanhada por um esforço da marca em arrecadar doações para as instituições FareShare e Home-Start.

A parceria entre a agência e anunciante já rendeu filmes clássicos e virais marcantes. Confira abaixo:

2009

“The Feeling” quis resgatar aquele sentimento que só o Natal traz. O Filme conta com uma cover de “Sweet Child o’ Mine” da banda Guns N’ Roses performada pela Taken By Trees. Usar hits populares se tornaria uma das marcas registradas das campanhas da marca.

2010

Em 2010, a marca fez um tributo para quem presenteia. “Aos que se importam em mostrar que se importam”, dizia a assinatura do vídeo que, aliás, é outra marca registrada das campanhas de John Lewis. A canção, dessa vez, foi “Your Song”, clássico de Elton John, na voz de Ellie Goulding. A música voltaria às campanhas da rede anos depois.

2011

Há presentes que você mal consegue esperar para dar. O filme de 2011 traz uma releitura de uma canção da banda The Smiths. “Please, Please, Please, Let Me Get What I Want” é cantada pela Slow Moving Millie.

2012

Defendendo que é possível dar um pouco mais do que presentes no Natal, a marca mostra a trajetória de um incansável boneco de neve. Como grande parte dos filmes de Natal da varejista, a cereja do bolo surge no final, quando você descobre por que ele enfrentou tantos desafios. A música é o clássico “The Power of Love” da banda Frankie Goes to Hollywood cantada na voz de Gabrielle Aplin.

2013

É possível dar a alguém um Natal que ele nunca teve? Este filme mostra um urso que, infelizmente, hibernava sempre no período natalino. Até que a atitude de seu amigo muda tudo. O filme traz uma versão emocionante de “Somewhere Only We Know”, da banda Keane performada pela cantora Lily Allen.

2014

Além de trazer uma linda versão de “Real Love”, de John Lennon, na voz de Tom Odell, o filme abaixo é sinônimo de magia. Observar o mundo com os olhos de uma criança pode proporcionar um Natal dos sonhos.

2015

Mostre a alguém que essa pessoa é amada. É o que defende a campanha de 2015, que traz na trilha um clássico do Oasis de 1994: “Half the World Away” ganha uma melancólica versão na voz da norueguesa Aurora.

2016

Presentes que todos irão amar. A campanha de 2016 mostra a alegria do boxer Buster com um presente de Natal. Diferente das outras, esta aposta no humor para engajar o público. “One Day I’ll Fly Away” é a canção performada pela Vaults e originalmente gravada por Randy Crawford.

2017

Em 2017, a rede defendeu presentes para deixar o mundo mais iluminado. O filme mostra um garotinho que tem medo do escuro e teme um monstro chamado Moz. Mas no decorrer da campanha, o medo se transforma em amizade. A trilha é uma cover The Beatles, do clássico “Golden Slumbers”, performada pela banda Elbow.

2018

O filme caminha pela história do cantor Elton John e traz como trilha a clássica “Your Song”, cuja autoria o cantor/pianista assina ao lado de Bernie Taupin. A campanha traz o clássico sendo tocado por vários “Eltons”. A assinatura é a cereja: “Alguns presentes são mais do que apenas presentes” (fazendo um trocadilho com a palavra inglesa gift, que pode significar dom):

2019