Filtro do Instagram da J&J guia autocuidado de mama
A Johnson & Johnson Consumer Health, divisão de consumo da empresa de saúde, disponibilizou no Instagram um filtro especial que conduz o autocuidado das mamas como forma de auxiliar o diagnóstico do câncer mais incidente em mulheres em todo o mundo.
Com a tecnologia, a tela do celular vira um espelho em que uma animação projetada guia os movimentos certos, nos locais corretos da mama. O filtro pode ser acessado no perfil @jnjbrasil ou por este link, que deve ser acessado pelo celular.
A ação integra a campanha #VamosCuidar, da Johnson & Johnson Consumer Health, que convida as pessoas a refletirem sobre a importância do cuidado como o primeiro passo para uma vida saudável. O filtro foi lançado em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, e ficará disponível no perfil da @jnjbrasil.
“Nossa missão é levar a ciência e a inovação da Johnson & Johnson para o dia a dia das pessoas, para que elas possam cuidar de si e dos demais em seu entorno. Esse valor, que nos guia no desenvolvimento de produtos, nos direcionou para aplicar a tecnologia a serviço das mulheres, para que possam se cuidar, sem dúvidas de que estão fazendo no modo correto”, declara Ricardo Wolff, vice-presidente de Estratégia e Marketing da Johnson & Johnson Consumer Health.
“É importante ressaltar que o procedimento não substitui a avaliação médica e os exames como a mamografia, mas representa um passo relevante para o diagnóstico precoce, especialmente em uma época em que a ida aos consultórios caiu, em função da pandemia. Quanto mais cedo descobrir e tratar, mais chances de cura”, destaca Wolff.
As animações e informações que conduzem o passo a passo têm como referência técnica o time de especialistas médicos da Mentor, marca de próteses e expansores mamários da divisão de dispositivos médicos da Johnson & Johnson – que conta com uma ampla gama de produtos e serviços direcionados a procedimentos cirúrgicos.
O filtro não traz a palavra autoexame, mas sim “autocuidado”, termo mais apropriado por representar uma ferramenta para que a mulher possa conhecer seu próprio corpo e mamas e agir para um diagnóstico precoce.
A tecnologia garante a segurança dos dados, uma vez que o ambiente não registra as imagens e não armazena nenhum dado. Se a usuária tentar gravar, verá uma mensagem automática de que não é possível filmar. É só usar e, ao final, poderá compartilhar o filtro com os contatos da rede social.
“Queremos incentivar uma corrente de cuidado para as mulheres cuidarem umas das outras, por isso inserimos a opção de compartilhar o filtro, para ajudar mais mulheres a compreenderem como e onde devem ser os movimentos”, acrescenta Wolff.
O recurso foi desenvolvido pelo time de tecnologia digital da agência Wunderman Thompson Brasil (Studio Click), a partir da plataforma do próprio Instagram.
“O princípio é o de um espelho smart, que guia a usuária a partir de sua imagem refletida para apalpar corretamente”, explica Keka Morelle, CCO da Wunderman Thompson, agência responsável pela ideia.
“Com o filtro, podemos aprender em nós mesmas quais movimentos fazer, de um jeito inovador, colocando em prática a atenção à saúde e ao autocuidado, mensagem principal da campanha #VamosCuidar “, completa a executiva.
Personalidades e influenciadoras vão participar da ação de lançamento do filtro, divulgando a mensagem de autocuidado e a corrente em prol de outras mulheres, e informando como utilizar o filtro no perfil @jnjbrasil.
FICHA TÉCNICA
Cliente: J&J
Marketing: Gustavo Aguiar, Isabella Maimone, Luiza Schwartz
Campanha: Outubro Rosa
AGÊNCIA: Wunderman Thompson
CCO: Keka Morelle
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Nicolás Romanó e Ana Cavalcanti
DIREÇÃO DE ARTE: Leticia Rodrigues
REDAÇÃO: Heloisa Ribeiro
DIRETORA EXECUTIVA DE NEGÓCIOS: Ticiana Gomes
ATENDIMENTO: Mariana Nadler, Andressa Tamburini, Isabela Roge
CONEXÕES: Stella Lopes, Luiza Camara Valente, Kellvyn Rios, Soraia Lima, Rodrigo Castro, Isadora Alduini, Nathalia Nobrega, Vittoria Zinga
PLANEJAMENTO: Stella Pirani, Bruno Pirim
CONTEÚDO: Raquel Miranda
DIRETOR DE PRODUÇÃO: Michel Gubeissi
PRODUTORA: Studio Click (Wunderman Thompson)