Fim dos cookies impõe desafios mesmo após dois anos para adaptação do setor

Kantar Ibope Media identifica necessidade de fusão específica de dados, novas formas de capturar informações e investimentos

O Google começa a desativar gradativamente os cookies de terceiros em toda a base do Chrome a partir do segundo semestre de 2024. Utilizados pelos navegadores para identificar usuários e descobrir hábitos de consumo, esses dispositivos de monitoramento de dados sempre foram essenciais para personalizar a publicidade na internet.

A big tech anunciou o desligamento em 2022, mas decidiu adiar o prazo para que anunciantes, agências e publishers tivessem mais tempo de adaptação e para que a própria plataforma pudesse testar alternativas capazes de aprimorar a experiência do usuário, manter a customização de campanhas e conter o vazamento de dados.

Adriana Favaro, diretora de desenvolvimento de negócios da Kantar Ibope Media: “Precisamos ter uma visão transversal” (Divulgação)

Os players do setor também correram em busca de soluções. A Kantar Ibope Media é um deles. “Falamos sobre a importância dos dados e as transformações do consumidor, cada vez mais híbrido e com jornada múltipla. Precisamos ter uma visão transversal”, comenta Adriana Favaro, diretora de desenvolvimento de negócios da Kantar Ibope Media.

Soluções
Entre as ferramentas disponibilizadas, está o Cross Platform View, que acompanha a jornada do consumidor nas plataformas de streaming de vídeo e canais de TV Linear dentro de um universo e com métricas unificadas. “Consigo entregar dados agnósticos, programando a integração e garantindo granularidade no ambiente digital”, explica Adriana.

Leia a matéria completa na edição do propmark de 11 de março de 2024